publicado a: 2016-04-29

Análise semanal dos mercados - 26 a 29 abril

26 abril

Mercados europeus com um início de semana um pouco sensível aos movimentos dos fundos. No trigo, os operadores estão optimistas com as perspectivas de produção para a nova campanha, bem como com as exportações.

No mercado americano, nos Estados Unidos, os campos de milho avançaram muito rapidamente na semana passada, tendo já sido cultivados 30%, de acordo com o USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos), como era esperado, contra 16% no ano anterior. Por sua vez, o trigo de Inverno, melhorou 2 pontos desde a semana passada para 59%, passando de bom a Excelente.

No mercado do Mar Negro de registar os níveis de exportação por parte da Rússia, que conta chegar até ao final de Abril com um novo recorde de cereais exportados. Assim, já foram exportados 31,4 milhões de toneladas desde 1 de Julho de 2015, excedendo o último registo. As autoridades russas estimam que o novo recorde de exportações de grãos chegará a 34,5 milhões de toneladas.


27 abril

Muito poucas mudanças nos mercados europeus ontem, com os operadores a encontrarem um equilíbrio nos preços dos cereais.

Na Europa, as condições das culturas estão a melhorar, estando a produção de milho nas 6,11 ton/hectare, contra 5,96 ton/hectares no mês passado. Este cereal também encontrou algum suporte, devido ao tempo muito seco no Brasil, limitando assim o seu potencial de produção.

As temperaturas baixas actuais, registadas em França, levantam algumas preocupações nas primeiras culturas semeadas, na colza em particular.

No mercado americano de registar um novo aumento da soja, sempre num contexto de revisão em baixa das estimativas de produção na Argentina.

O plantio de milho evoluiu bem nos Estados Unidos, já com 30%, contra uma média de 16% nos últimos cinco anos. De acordo com o USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos), 59% do trigo está em boas ou excelentes condições.

Os fundos estiveram compradores de 8.000 lotes de milho, 14.000 lotes de soja e 5.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


28 abril

Nos mercados europeus de registar a alta no preço do milho, reflexo do escasso abastecimento de exportação no mercado do Mar Negro. Do ponto de vista meteorológico, o foco é sobre as temperaturas baixas actuais, que podem provocar geada em alguns lugares.

O Ministério da Agricultura, em Marrocos, anunciou manter as taxas de importação nos 30%, até o final do ano, o que dá oportunidade à França de continuam a exportar para este destino nos próximos meses. A decisão de Marrocos em aceitar a continuação das importações de trigo está relacionada com queda de mais de 50% da sua produção, em relação ao último ano, consequência da seca dos últimos meses.

No mercado americano ligeira descida do preço do trigo. Estabilidade para a soja e milho.

Os fundos estiveram vendedores de 7.500 lotes de milho e 3.500 lotes de trigo e compradores de 2.500 lotes de soja.

A produção de etanol nos Estados Unidos estava em declínio na semana passada, para 927.000 barris/dia, mas o impacto negativo sobre o milho foi compensado por menores stocks, de cerca de 2% para a semana.

No mercado do Mar Negro, quer na Rússia, quer na Ucrânia os preços do milho e trigo apresentaram uma excelente resistência.


29 abril

No mercado europeu registamos a continuação dos preços altos no milho, tendo este cereal sido o centro das atenções em ambos os lados do Atlântico, sobretudo, devido à falta de disponibilidade para exportação na Ucrânia e da colheita tardia na Argentina.

Além do milho estar forte a nível global, o trigo europeu também foi apoiado por um forte impulso nas exportações francesas. Bruxelas emitiu certificados para a exportação de 599.000 toneladas durante a semana passada. A cevada também se beneficiou da actividade sustentada nesse período, com certificados emitidos para a exportação de 174.000 toneladas.

No mercado americano realçamos as vendas semanais de milho nos Estados Unidos, com 2,16 milhões de toneladas, uma das melhores vendas semanais dos últimos 15 anos.

Os fundos estiveram compradores de 12.500 lotes de milho, 2.000 lotes de soja e 1.500 lotes de trigo.

Os preços do trigo também beneficiaram dos valores de exportação acima das expectativas, para 0,8 milhões de toneladas. As vendas de soja também estão com o maior acumulado dos últimos 3 meses, 0,95 milhões de toneladas em ambas as campanhas.

No mercado do Mar Negro registamos a revisão em alta da produção de trigo por parte do Ministro russo da agricultura, colocando os valores nas 62 milhões de toneladas, contra as 60 milhões de toneladas estimadas. Neste processo, o Ministro, quer também elevar o potencial de exportação da cultura para a campanha em curso, que terminará em dois meses.


Fonte: Agroinfo

Comentários