publicado a: 2016-10-07

Análise semanal dos mercados - 3 a 7 outubro

3 outubro

No mercado europeu o relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos) não trouxe grandes surpresas, permitindo assim que ficasse praticamente na mesma, com excepção do milho, que teve um consumo no sector animal melhor que o esperado, levando a que os stocks trimestrais ficassem abaixo das expectativas.

No milho, o FRANCEAGRIMER estima uma colheita de 4% em 26 de Setembro, contra 7% no mesmo período do ano passado. 54% do milho foi considerado de bom a excelente.

Nos mercados americanos o relatório do USDA também não trouxe muitas novidades. Se entrarmos em detalhe, vemos os stocks de trigo nos Estados Unidos superaram as expectativas e o milho ligeiramente abaixo das expectativas. A explicação está em uma revisão do consumo nas fábricas, onde incorporaram mais milho do que o trigo.

Os fundos estiveram compradores de 16.000 lotes de milho, 4.000 lotes de soja e 2.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro registamos a continuação do bom ritmo das colheitas na Ucrânia e na Rússia, excedendo já os valores da última campanha, com previsão da produção de cerca de 26,5 milhões de toneladas este ano.


4 outubro

As poucas novidades do relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos), de sexta-feira, continuam a marcar a estabilização nos mercados europeus.

A Comissão Europeia reviu em baixa a sua estimativa de produção de milho para a Europa para 59,7 milhões de toneladas, contra 62,5 publicado no mês passado. No entanto, ao mesmo tempo é revisto em alta a estimativa dos stocks.

Para o trigo mole a Comissão estima 134,2 milhões de toneladas, contra 133,3 estimado no mês passado e 151,6 milhões comparados com o ano passado.

No mercado americano registamos os bons preços para milho e soja ontem em Chicago, enquanto o trigo, mais uma vez mostrou sinais de fraqueza, num contexto de oferta mundial abundante.

A soja beneficiou do anúncio feito pelo adiamento do governo argentino, relativamente aos impostos de exportação mais baixos. O governo argentino está a enfrentar uma crise financeira, incluindo as dificuldades em equilibrar seu orçamento.

No caso do milho, ainda sobre efeito dos resultados do relatório do USDA, continua no bom caminho, confirmando-se o interesse deste produto por parte da indústria da alimentação animal.

Os fundos estiveram compradores de 15.000 lotes de milho e 8.000 lotes de soja e compradores de 5.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


6 outubro

Situação calma nos mercados europeus, com poucas transacções realizadas.

Os operadores deslocaram para Turim, Itália, para a reunião anual de todas as bolsas europeias, onde vão poder trocar impressões e definir estratégias.

No mercado americano o resultado dos últimos stocks apresentados pela USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos) dão uma redução destes, o que levou a uma subida de preços. O milho foi o que menos beneficiou desta situação, uma vez que estamos em plena colheita.

A soja registou uma ligeira descida, uma vez que o avanço das colheitas traz a confirmação de uma grande produção, que pode ultrapassar as 114 milhões de toneladas.

No mercado do Mar Negro de registar a proposta da União Europeia para aumentar em 1 milhão de toneladas o contingente de importação da Ucrânia sem direitos alfandegários.


7 outubro

Nos mercados europeus registamos os preços baixos do trigo, voltando para os níveis mais baixos desde Setembro.

A actividade de exportação na Europa apresentou certificados para a exportação de trigo no valor de 423.860 toneladas. No caso do milho, foram passados certificados para a importação de 133.659 toneladas e de exportação no valor de 114.396 toneladas.

No mercado americano regista-se uma forte actividade de exportação de milho e soja nos Estados Unidos. Assim, para a campanha de 2016/2017, as vendas de milho excederam as 2,05 milhões de toneladas esta semana. Na soja, as vendas também registaram um aumento acentuado, com números superiores a 2,17 milhões de toneladas em início de temporada.

No trigo, apesar dos recentes resultados dos concursos para o norte-americano, as vendas dos Estados Unidos ontem foram de 377.000 toneladas. Os preços, no entanto, fecharam em baixa em Chicago desde o início desta campanha.

No mercado do Mar Negro as chuvas prevalecem actualmente na Ucrânia, atrasando o avanço das culturas. Os últimos dados do Ministério da Agricultura da Ucrânia indicam que as sementeiras de trigo de Inverno foram realizadas em 3,4 milhões de hectares ou 54% da superfície pretendida.


Fonte: Agroinfo

Comentários