publicado a: 2016-07-08

Análise semanal dos mercados - 4 a 8 julho

4 julho

A semana acabou com uma baixa sensível do preço dos cereais nos mercados europeus, sobretudo, devido à pressão da colheita que se avizinha. Amanhã sairão as primeiras estimativas de colheita para a França, feitas pelo FranceAgrimer.

Entretanto, o tempo húmido que se faz sentir no norte da Europa, vai seguramente ter implicações na qualidade do trigo panificável.

O mercado americano também registou uma baixa no preço dos cereais, estando ainda a digerir o relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos).

As boas perspectivas de colheita nos Estados Unidos estão a influenciar negativamente o preço dos cereais, tanto em Chicago, como em Paris.

Os fundos de investimento estiveram vendedores de 6.500 lotes de milho, 9.500 lotes de soja e 7.500 lotes de trigo.

A soja, apesar de ter descido, apresenta uma tendência de estabilidade nos próximos meses, uma vez que no Brasil, cerca de 80% da soja já está contratada, pois os operadores aproveitaram os preços altos das últimas semanas.

No mercado do Mar Negro a Ucrânia exportou a semana passada praticamente tudo o que tinha em stock da campanha anterior e agora os operadores estão à espera da nova campanha no país e na Rússia.


5 julho

Mercados europeus bastante calmos ontem, registando, no entanto, uma ligeira recuperação do preço do trigo, tornando-se atraente para os operadores. O Agritel publicou hoje a sua primeira estimativa de produção de trigo mole para a França.

O Milho continua num contexto de mercado global pesado, pois tem uma produção estimada de mais de 1 bilhão de toneladas, na ausência de grandes incidentes climáticos nas principais áreas de produção, principalmente nos Estados Unidos.

O mercado americano esteve encerrado ontem, devido ao feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos.

No mercado do Mar Negro registamos as exportações de cereais da Ucrânia, com 39,4 milhões de toneladas, das quais 17,35 milhões de toneladas de trigo (novo recorde), 17,4 milhões de toneladas de milho e 4,4 milhões de toneladas de cevada.


6 julho

Grande confusão nos mercados europeus, com uma grande volatilidade dos preços. Assim, no início da sessão, a pressão da colheita levou os preços a descerem, o que motivou muitos compradores a fecharem negócios, levando a uma recuperação dos valores.

Entretanto, já começou a colheita da cevada em França e as produções são inferiores ao previsto.

Numa primeira estimativa também se prevê uma redução na produtividade do trigo na ordem dos 10% em relação ao ano passado. A produção de trigo em França está estimada, segundo o Agritel, em 37,26 milhões de toneladas.

No mercado americano o bom tempo tem levado a um bom desenvolvimento das culturas e o último relatório do USDA (Departamento Agrícola dos Estados Unidos) aponta para 75% da área de milho em boas ou excelentes condições, 70% no que diz respeito à soja e 62% para o trigo.

Estas informações levaram os fundos a estarem vendedores de 22.000 lotes de milho, 25.500 lotes de soja e compradores de 2.000 lotes de trigo.

A soja registou também uma forte queda, com perdas quase a atingir o limite permitido para um dia na bolsa de Chicago. Para esta situação também pesou o anúncio do estado da economia mundial, sobretudo, os dados referentes à China, que podem antever alguma retracção das importações daquele país.

Nada de significante a referir em relação ao mercado do Mar Negro.


7 julho

Os mercados continuam em declínio na Europa, num contexto de pressão das colheitas muito satisfatórias, bem como a decepcionante qualidade do trigo em França, causando assim muitas dificuldades de tesouraria às explorações agrícolas.

No mercado americano de registar o tempo quase ideal para a soja e para o milho. Os fundos, neste contexto, continuam a ter lucros em suas posições, especialmente em soja.

Assim, os fundos estiveram vendedores de 13.000 lotes de milho, 3.500 lotes de soja e 3.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro, à imagem da Rússia, a colheita na Ucrânia mostra um certo avanço em relação ao ano passado, com 2 milhões de toneladas de cereais de Inverno já colhidas, principalmente nas zonas do sul do país. Os rendimentos são 15% mais elevados do que no ano passado.


8 julho

Mercados europeus com ligeira recuperação ontem. As colheitas de cevada de Inverno estão em andamento, sempre com uma grande heterogeneidade em termos de rendimento e qualidade em diferentes regiões. No entanto, é unânime que os retornos são decepcionantes.

Bruxelas emitiu certificados para exportação de 193.000 toneladas para a cevada, e de importação 156.000 toneladas de milho.

No mercado americano de registar novas baixas no preço da soja, num contexto de condições climáticas favoráveis. O milho também beneficia dessas boas condições.

O preço do trigo também perdeu algum terreno, sempre em um contexto colheita considerado muito satisfatório, mais de 60% recolhidos até à data.

Os fundos de investimento estiveram neutros em milho e vendedores de 17.000 lotes de soja e 1250 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro nada de relevante a registar.


Fonte: Agroinfo

Comentários