publicado a: 2016-01-15

Análise semanal dos mercados - 11 a 15 janeiro

11 janeiro

A semana fechou com uma ligeira recuperação de preços dos cereais nos mercados europeus, aliviando assim das baixas ocorridas nos dias precedentes.

A situação é, no entanto, de grande instabilidade, devido à crise na economia asiática, com novas descidas hoje na bolsa de Xangai.

No mercado americano também tivemos uma ligeira recuperação, com os operadores a posicionarem-se para amanhã, em que será publicado o relatório mensal do Departamento Agrícola dos Estados Unidos. Assim, os fundos estiveram compradores de 9.000 lotes de milho e 6.000 lotes de trigo.

Nada de relevante a assinalar no mercado do Mar Negro, pois na semana passada foi um período de férias, devido à celebração do Natal Ortodoxo no dia 7.


12 janeiro

No mercado europeu a crise financeira na Ásia, assim como a expectativa do relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA), que sairá hoje, mantêm a estabilidade nos preços de todos os cereais.

Expectativa também no mercado americano relativamente o relatório mensal da USDA e também algum receio da parte dos operadores associado ao abrandamento económico na Ásia. Contudo, os fundos estiveram vendedores de 7.000 lotes de milho, 3.000 lotes de soja e 6.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro temos a registar o interesse da China na compra de 2,8 milhões de toneladas de milho à Ucrânia.


13 janeiro

Ligeira recuperação do preço dos cereais nos mercados europeus, sustentado pelo relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA) de ontem, que teve como principal surpresa a indicação da área semeada de trigo, que apresentou uma redução de 7%. No entanto, a situação da economia mundial, sobretudo o que se passa na Ásia, continua a dominar as preocupações dos operadores.

O Egipto está comprador de trigo europeu, mas as novas exigências sobre as especificações do trigo podem trazer entraves a uma possível operação.

O mercado americano teve, como é lógico, um impacto do relatório da USDA, que como dissemos apontou para uma redução das áreas de trigo. Também no milho foi revista em baixa a produção para 2016, sendo que mesmo assim os stocksencontram-se a níveis muito elevados.

Os fundos estiveram compradores de 12.000 lotes de milho, 10.000 lotes de soja e 9.000 lotes de trigo.

Registou-se uma subida generalizada de preços, com especial destaque para a soja, onde o valor dos stocks foi inferior ao esperado pelos analistas.

As previsões de produção para 2015/2016 também foram revistas em baixa.

No mercado do Mar Negro crescem as preocupações sobre o normal desenvolvimento das culturas de Inverno.

Estas culturas necessitam de estar cobertas de neve para resistirem às muito baixas temperaturas que ocorrem. Acontece que se registou um aumento da temperatura, que está a provocar o derretimento da neve, ficando a água sobre o terreno. Esta situação pode causar grandes problemas se ocorrerem grandes descidas de temperaturas, como está previsto.


14 janeiro

Ligeira baixa de preços nos cereais nos mercados europeus devido, sobretudo, à preocupação cada vez maior sobre a evolução da economia chinesa. Também a publicação do valor dos stocks europeus, sobretudo de trigo, levam a uma baixa de preço de mercado.

No mercado americano muito poucas alterações, com uma ligeira descida do preço do trigo, que tinha sofrido uma subida, depois do relatório do Departamento Agrícola dos Estados Unidos. O milho teve uma sustentabilidade de preços, devido à boa procura para o etanol.

A soja também registou uma subida, sobretudo, devido às boas exportações para a China e também às dúvidas sobre a produção no Brasil, que pode vir a ser inferior ao que inicialmente estava previsto.

Os fundos estiveram compradores de 5.000 lotes de milho, 5.000 lotes de soja e vendedores de 3.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro temos a registar um aumento das exportações, pressionada, sobretudo, pela desvalorização do rublo.


15 janeiro

Baixa significativa do preço dos cereais europeus devido, sobretudo, a nova crise financeira que vem da Ásia. Por outro lado, a queda do preço do petróleo está a causar graves problemas de tesouraria aos países produtores.

Bruxelas emitiu esta semana certificados à exportação de trigo de 754.000 toneladas e de cevada no montante de 164.000 toneladas. Em sentido inverso, foram passados certificados à importação de 243.000 toneladas de milho.

No mercado americano descida significativa dos preços dos cereais, sobretudo no trigo, que apesar de ter beneficiado do relatório do Departamento agrícola dos Estados Unidos, que mostrou uma grande redução das áreas semeadas, teve um comportamento decepcionante, no que diz respeito às exportações.

A soja teve um dia muito volátil, mas acabou relativamente estável.

No mercado do Mar Negro de registar a constante desvalorização do rublo, o que vai levar as autoridades russas a avançar com a actualização das taxas à exportação.


Fonte: Agroinfo

Comentários