publicado a: 2016-01-29

Análise semanal dos mercados - 25 a 29 janeiro

25 janeiro

A semana terminou com uma ligeira recuperação de preços dos cereais nos mercados europeus. Esta subida deve-se à recuperação do preço do petróleo e também à melhoria da situação nos mercados asiáticos. O mercado continua, no entanto, muito confuso.

Estabilidade no mercado americano, com os fundos a estarem compradores de 8.000 lotes de milho, 1.000 lotes de trigo e vendedores de 3.500 lotes de soja.

No mercado do Mar Negro o factor mais significante foi a forte queda de neve, que bloqueou durante alguns dias a carga dos navios, o que levou a uma diminuição forte nas exportações.


26 janeiro

Estabilidade no mercado europeu, à excepção do trigo que subiu de preço, devido ao mau tempo na Rússia e também à intenção, por parte do governo russo, de tomar medidas restritivas das exportações para conter a inflação.

No mercado americano estabilidade para o milho e soja, com o trigo também numa posição mais privilegiada, devido aos rumores das limitações de exportações por parte da Rússia.

Os fundos estiveram compradores de 4.000 lotes de trigo e 5.000 lotes de soja e neutros para o milho.

Surgem rumores de uma queda na produção de soja na Argentina. No entanto, continua penalizada pela queda do preço do petróleo a nível internacional.

No mercado do Mar Negro as taxas à exportação na Rússia continuam a marcar a actualidade, ficando, mais uma vez, numa forte incerteza sobre a decisão das autoridades russas até ao final da semana sobre o imposto a aplicar para a exportação de trigo.

A Índia comprou 225.500 toneladas de milho à Ucrânia para satisfazer as suas necessidades relacionadas com a deficiência hídrica nos últimos meses.


27 janeiro

O mercado europeu permanece muito sensível às mudanças do preço do petróleo e também às condições meteorológicas, que estão acima do normal para a época. Em França, por exemplo, existem muitas preocupações relativamente às geadas tardias.

Os operadores europeus estão a seguir de perto a decisão da Rússia em relação à politica de exportações.

No mercado americano sessão tranquila ontem em Chicago, com uma estabilização do preço da soja e do milho. Só trigo ficou ligeiramente em território positivo, reflectindo os rumores de restrições às exportações russas. No entanto, os mercados continuam com potencial de valorização.

Os fundos estiveram vendedores de 4.000 lotes de soja e compradores de 2.000 lotes de milho e 4.000 lotes de trigo.

No Mar Negro os mercados estão, sobretudo, centrados em torno do imposto sobre as exportações russas.


28 janeiro

Baixa sensível do preço do trigo no mercado europeu, devido aos rumores de que a Rússia pode vir a levantar as taxas à exportação. A notícia que corre, passa pela supressão das taxas para o trigo e a colocação de taxas para o milho e para a cevada.

Em termos internacionais os países importadores como a Argélia e a Jordânia estão no mercado para aproveitarem os preços baixos.

A situação na Rússia também influenciou a evolução dos preços do trigo no mercado americano, com uma sensível baixa de preços.

A soja registou uma pequena subida de preços, devido à situação na Argentina, que tem neste momento uma seca importante, o que pode vir a influenciar negativamente a produtividade.

Os fundos estiveram assim compradores de 5.000 lotes de soja e vendedores de 5.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar negro e além da situação das taxas na Rússia, temos a registar temperaturas muito elevadas para a altura do ano, o que vai levar ao derretimento de toda a neve e proporcionar um desenvolvimento precoce das culturas. O perigo está na eventualidade de uma vaga de frio, que a acontecer irá apanhar as plantas sem protecção.


29 janeiro

Continuam as descidas de preços nos mercados europeus para os cereais, uma vez que hoje a Rússia decide se vai ou não levantar a taxa à exportação de trigo.

Esta semana, Bruxelas, emitiu certificados para a exportação de 822.000 toneladas de trigo e de 147.000 toneladas de cevada e para a importação de 209.000 toneladas de milho. O milho é o único cereal que se mantém estável.

A colza também desceu de preço, na base da descida do preço da soja.

No mercado americano baixa de preços em todos os produtos, sobretudo ao nível da soja, devido à anulação de compras por parte da China. Assim, na soja foram anuladas compras no montante de 395.000 toneladas, o que fez afundar o preço desta oleaginosa.

Com esta situação, os fundos estiveram vendedores de 7.000 lotes de milho, 11.000 lotes de soja e 3.000 lotes de trigo.

No mercado do Mar Negro de referir a compra de 1.200.000 toneladas de milho ucraniano por parte da China, o que está a fazer evoluir os mercados.

Com a desvalorização das moedas locais os produtores estão a reter os produtos, exigindo preços mais altos.


Fonte: Agroinfo

Comentários