publicado a: 2014-12-17

Alimentar a Europa com inovação

A Syngenta reuniu em Madrid, a 2 e 3 de Dezembro, cerca de 800 clientes, distribuidores, colaboradores e entidades públicas numas Jornadas dedicadas ao tema “Alimentar a Europa com Inovação”, um desafio que se impõe à sociedade actual e que a Syngenta assume como compromisso central na sua actividade.

A sessão inaugural das Jornadas esteve a cargo do Secretário Geral de Agricultura e Alimentação de Espanha, D. Carlos Cabanas, e do Director-Geral da Syngenta para a Península Ibérica, Sergio Dedominici, que apresentou os seis compromissos globais assumidos pela Syngenta até 2020 no âmbito do The Good Growth Plan. «Na Syngenta acreditamos na inovação como motor do desenvolvimento de novas formas de produzir, que aumentem o rendimento dos agricultores, otimizando o uso dos recursos e minimizando o impacto no ambiente: produzir mais com menos. Este é o nosso compromisso, assumido no The Good Growth Plan», afirmou Sergio Dedominici.

A este propósito a Syngenta anunciou a criação de um Prémio que visa reconhecer iniciativas que contribuam para uma agricultura mais produtiva e mais sustentável e reconheceu publicamente o trabalho de José Manuel Silva, ex-Director Geral de Agricultura da União Europeia e impulsionador da PAC.

No segundo dia das Jornadas, a Syngenta convidou figuras de diferentes quadrantes do panorama agrícola europeu para debater a questão: “Confiamos na inovação tecnológica para alimentar a Europa?”. Gerardo Ramos, Director Global de I+D da Syngenta, revelou que a empresa investiu, em 2013, 1500 milhões de dólares em Investigação e Desenvolvimento colocando tecnologia de ponta ao serviço da sociedade.

Os oradores foram unânimes em admitir que o sector agrícola como um todo precisa de investir em comunicação com a Sociedade e o consumidor. «É necessário que nos organizemos para pôr em destaque perante a Sociedade o que fazemos para ajudar a produzir alimentos seguros e o que fazemos em prol do ambiente», disse Pedro Barato, presidente da Associação Agrária de Jovens Agricultores (ASAJA) de Espanha.

José Miguel Molet, investigador da Universidade Politécnica de Valencia, sublinhou que «as decisões dos políticos europeus devem ser fundamentadas com dados concretos», lembrando, por exemplo, que a Europa está a desaproveitar a tecnologia dos OGM, deixando de gerar milhões de euros na sua economia.

Na parte da tarde, a Syngenta apresentou uma visão global da sua oferta e do compromisso com o futuro da agricultura a nível internacional. Ao longo de oito estações temáticas, os participantes conheceram em profundidade a dimensão do negócio da empresa, assim como as inovações e soluções que a Syngenta oferece nas diferentes culturas.

Exemplos de novidades e compromissos apresentados pela Syngenta nas Jornadas:

  • Até 2020 a Syngenta deverá lançar 150 novas variedades e tem em desenvolvimento 13 novas moléculas.
  • Por cada 100€ de vendas da Syngenta, 28€ resultam de produtos lançados após 2010.
  • Na Península Ibérica, a Syngenta investe por ano 14 milhões de euros em ensaios.
  • Até 2020 a Syngenta compromete-se a aumentar a produtividade das principais culturas a nível mundial em 20%, sem usar mais terras, água ou factores de produção.
  • Até 2020 a Syngenta compromete-se a melhorar a fertilidade de 10 milhões de hectares de terras à beira da degradação.
  • Até 2020 a Syngenta compromete-se a aumentar a biodiversidade em 5 milhões de hectares de campos.
  • Até 2020 a Syngenta compromete-se a ajudar 20 milhões de pequenos agricultores a duplicar a produtividade das suas explorações.
  • O compromisso global da Syngenta é lançar, por ano, 25 produtos que revolucionem a agricultura. 

Fonte: Syngenta

Comentários