publicado a: 2015-09-10

Controlo de larvas de lepidópteros

Um dos principais riscos da agricultura actual é o desenvolvimento de pragas resistentes aos insecticidas. Para que tal não aconteça é fundamental fazer uma boa gestão dos tratamentos, optando pela rotação de substâncias activas.

Um novo inseticida Alverde® da BASF tem como substância ativa a metaflumizona, possui um modo de ação original, não apresentando resistências cruzadas com as outras famílias de inseticidas existentes. Esta característica faz deste novo produto uma ferramenta de elevado valor para incluir em programas inseticidas que tenham em vista a limitação do risco de desenvolvimento de resistências.

O Alverde® tem uma elevada eficácia, específico para o controlo de larvas de lepidópteros (lagartas) nas principais culturas hortícolas e tomate industria, assim como larvas e adultos do escaravelho da batateira. Atua essencialmente por contacto, não estando a sua eficácia dependente da temperatura ambiente ou pH da calda. Após a ingestão do produto, as pragas deixam de se alimentar, cessando os estragos ainda antes da morte dos insetos.

O Alverde® é seletivo para as culturas e auxiliares. Possui intervalos de segurança ajustados às necessidades das diferentes culturas – entre 1 a 7 dias em hortícolas/tomate de indústria e 14 dias em batateira.

Pelas suas características é um inseticida chave para incluir em estratégias de controlo de pragas que visem uma proteção sustentável das culturas.


Uma recomendação BASF


Comentários