publicado a: 2014-06-25

Controlo da traça dos cachos, cigarrinha verde e cicadelídeo da flavescência dourada

O Luzindo™ é um um novo insecticida de largo espectro, contra as pragas com maior impacto económico na Vinha. A investigação e desenvolvimento Syngenta conseguiu conjugar num só produto as vantagens e eficácia do Clorantraniliprol, substância activa da nova família química das Diamidas, e do Tiametoxame, como neonicotenóide de segunda geração, oferecendo uma solução eficaz, conveniente e flexível.

Em vinha, o Luzindo™ controla eficazmente ovos e larvas de lepidópteros, e em concreto a traça-dos-cachos (Lobesia botrana e Eupoecilia ambiguella), evitando estragos nos bagos.

Simultâneamente, o seu efeito multi-praga permite controlar eficazmente, com efeito de choque e reduzindo o desenvolvimento posterior das populações: cigarrinha verde (Empoasca spp.) e outros cicadelídeos, entre os quais o Scaphoideus titanus, insecto vector da Flavescência Dourada.

O Luzindo™ tem efeito ovicida, ovi-larvicida e larvicida sobre os lepidópteros. A sua persistência durante o ciclo de desenvolvimento da praga permite o controlo de todas as larvas que eclodem nos dias posteriores à aplicação do Luzindo™, ou quando se realiza a postura sobre a cultura tratada. 

O posicionamento do Luzindo™ proposto pela Syngenta para as diferentes culturas e aplicações permite produzir uvas e frutos de acordo com as exigências de produtores, distribuidores e consumidores.

Fonte: Syngenta

Comentários