publicado a: 2015-07-08

Nutrição potássica da vinha

Uma vez que o fruto atinja o estado fenológico de engorda, as aplicações foliares de potássio, graças à sua rapidez de ação, são capazes de corrigir os desequilíbrios nutricionais ocasionados por diversos fatores. As deficiências nutricionais não são necessariamente devidas a uma falta do elemento no solo, frequentemente são consequência de circunstâncias diversas que limitam a sua disponibilidade. O potássio, é portanto, o complemento ideal da fertilização tradicional.

Entre as funções do potássio, que se determinaram em numerosos ensaios, estão: a capacidade de regular a transpiração da planta, aumentar a produção influenciando positivamente o tamanho e a qualidade do fruto, intervir na translocação de açúcares, melhorar o vingamento, acelerar a maturação e aumentar a resistência às geadas e secas.

Pelo contrário, a carência provoca amarelecimento das margens das folhas e posterior avermelhamento e necrose, frutificação deficiente e consequentemente frutos de menor tamanho, maturação tardia e baixo grau Brix.

Por isso, o Grupo Térvalis recomenda a utilização de Potássio nas aplicações foliares para assegurar o êxito da colheita e obter um maior benefício económico.

O complexo natural bioestimulante MATURPLUS é composto por uma série de substâncias naturais (aminoácidos, vitaminas, polissacáridos) que incidem directamente sobre a produção de ETILENO na planta, atuando como catalisadores e precursores, colocando em marcha, de forma natural, o processo de maturação.

Com a aplicação de FERTAFOL POTEXPRES em vinha conseguimos aumentar a coloração, a consistência, a uniformidade, o brix, a precocidade e o peso dos frutos.



Uma recomendação Fertinagro

Comentários