publicado a: 2014-11-28

Syngenta reforça compromisso de sustentabilidade no II Congresso Portugal Fresh

A Syngenta associou-se ao II Congresso Portugal Fresh, realizado a 20 e 21 de Novembro, na FIL em Lisboa, no âmbito da Feira Portugal Agro, onde reforçou o seu compromisso de sustentabilidade com a fileira hortofrutícola, através do Sustainable Fresh Produce Engagement.

Este programa visa facilitar o acesso dos hortofruticultores portugueses aos mais exigentes mercados mundiais, através de soluções integradas de produção, que incluem sementes hortícolas inovadoras; insectos auxiliares para proteção das culturas e ferramentas que estimulam a biodiversidade. 

O Sustainable Fresh Produce Engagement é um programa implementado pela Syngenta a nível internacional que dá agora os primeiros passos em Portugal. Envolve a Syngenta, os agricultores e as cadeias de super e hipermercados, procurando dar resposta às necessidades de cada um dos elos da cadeia agroalimentar, através do apoio à produção sustentável de frutas e legumes.

O Sustainable Fresh Produce Engagement visa facilitar o acesso dos hortofruticultores aos mais exigentes mercados mundiais com frutas e legumes que são valorizados e procurados pela sua qualidade superior. O programa consiste numa oferta integral de sementes hortícolas inovadoras; num programa de produção integrada – Integrated Crop Management (ICM) – e em soluções sustentáveis que contribuem para aumentar a biodiversidade das explorações agrícolas, sejam elas estufas ou produção de ar livre.

O Integrated Crop Management (ICM) é um programa de gestão de pragas e doenças, através de práticas sustentáveis para a exploração e rentáveis para o agricultor, que inclui o uso de variedades resistentes, soluções agronómicas e controlo de pragas através de insecticidas da gama Syngenta e de insectos auxiliares da gama Syngenta Bioline.

No que se refere a sementes, a Syngenta investiga e desenvolve variedades que dão resposta às necessidades das cadeias de super e hipermercados e do consumidor final, pondo à disposição do mercado uma gama de produtos que se distingue pela inovação em formato, sabor e conveniência. São exemplo 3 variedades reconhecidas e premiadas internacionalmente: o Kumato®, um tomate negro de sabor doce e intenso; o Angello®, o primeiro pimento snack sem sementes e de sabor doce e o Angelle, um tomate mini-cereja com o melhor sabor da sua gama e longa vida de prateleira.

No capítulo da biodiversidade a Syngenta está a ajudar as explorações agrícolas a aumentar a população de insetos polinizadores, criando habitats específicos adaptados à fauna útil de cada local, através do programa Operation Pollinator, que está implementado em diversas explorações hortofrutícolas portuguesas.

Igualmente importante é a ajuda na gestão dos resíduos, através do Heliosec, um sistema simples e seguro que trata os restos das caldas e águas residuais, por desidratação natural, através do vento e da temperatura, garantindo a eliminação definitiva destes resíduos.

Comentários