publicado a: 2016-12-07

A maior “exploração agrícola” da NASA está quase pronta para voar

Unidade de teste da Advanced Plant Habitat | Photo credit: NASA/Bill White

A NASA já tem a agricultura em mente há alguns anos. O sistema anterior, conhecido como Veggie, tem culturas de folha como alface, acelga e repolho chinês num suporte de substrato - basicamente, é um bloco de solo artificial através do qual são bombeados água e nutrientes. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional instalaram o sistema Veggie em 2014 e colheram em 2015 pela primeira vez. Mas a NASA tem planos maiores para a agricultura espacial.

O Advanced Plant Habitat (APH) pode não ter um nome tão simpático com o Veggie, mas é muito mais complexo e capaz, e, diz a NASA, a primeira versão de teste chegou ao Centro Espacial Kennedy na Flórida (EUA) no passado mês.

O APH é cerca de 25% maior do que o Veggie, tanto no volume total de crescimento quanto no tamanho da parcela. Ele também vem com todos os tipos de novas ferramentas para monitorizar a humidade, a velocidade do ar, os níveis de CO2, os níveis internos de etileno e muito mais. O sistema de iluminação baseia-se nas luzes led vermelhas, azuis e verdes do Veggie e adiciona leds brancos e infravermelhos, o que deve ajudar a simular melhor o sol. O APH terá cerca de 180 sensores e um output de luz quatro vezes superior ao do Veggie.

A esperança é que com mais poder, mais espaço e mais controlo, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional possam cultivar plantas maiores e mais robustas do que anteriormente. Tomates espaciais? Claro, por que não! Mas entretanto, o teste decorre com a planta favorita dos cientistas, a Arabidopsis, uma planta da família de couve e mostarda, que muitas vezes serve como “rato de laboratório” das plantas: está extremamente bem estudada e bem compreendida, por isso é ideal para experiências.


Fonte: NASA Blog

Comentários