publicado a: 2016-11-28

Agricultores ameaçados por drones e tratores autónomos

Não é apenas entre os taxistas e profissionais da estrada que a ameaça das tecnologias autónomas se faz sentir. Os veículos autónomos estão igualmente a preocupar outras áreas e setores.

Os agricultores começam a ficar preocupados pelo impacto que poderá ter o trator autónomo e os drones na agricultura, pois estes podem trabalhar 24 horas sem queixas, dispensando muita mão de obra humana.

Já se estão a ver, um pouco por todo o mundo mais industrializado, pequenas experiência para verificar de que forma os drones e veículos autónomos, podem ser explorados na agricultura. Os dinamizadores destes projetos dizem que estes robôs poderão ser protagonistas de uma revolução nos campos de cultivo em todo o mundo.


Com a população mundial a crescer, é urgente que a produção também o faça

O Banco Mundial indicou que necessitamos de produzir mais 50% de alimentação no ano 2050, isto se a população mundial continuar a crescer a este ritmo. Contudo, esta estimativa, tem de ter em conta fatores de impacto ambiental, as alterações climáticas que poderão fazem com que a produção atual seja reduzida até 25%.


Agricultura com aposta na robótica

A chave para o equilíbrio está, sem sombra de dúvidas, em aumentar a produtividade da agricultura e esse é um dos fortes argumentos para justificar tratores e equipamento agricultura autónomo, robotizado e menos dependente do homem.


As produções, segundo os especialistas, tendem a aumentar e os custos a diminuir.

Há já grandes esforços para que se implemente mais uma “agricultura autónoma”. Contudo o uma vez mais, o desenvolvimento desses robôs ameaça empregos que então ocupados por gerações de agricultores. Como noutras áreas, o “perigo” está lá: o robô agrícola não tem dias de folga, não se sindicaliza, trabalha 24 horas sem queixas e tem um ritmo diário frenético.


Agricultura personalizada

Os estudos apontam um crescimento brutal nesse mercado. A empresa WinterGreen Research estima que, este segmento dos drones agrícolas, irá passar os 494 milhões de dólares este ano e os 3.69 mil milhões em 2022.


Num estudo mais antigo, os números de prognóstico para este crescimento são ainda mais elevados. Dos 817 milhões de dólares do mercado de robôs agrícolas (drones e não só) facturados em 2013, passará supostamente para 16.3 mil milhões de dólares em 2020.

Hoje há uma aposta muito séria neste tipo de equipamentos, que estão de tal forma aperfeiçoados que podem ser integrados nas lides agrícolas e prestar um serviço de qualidade ao mercado em si.

Não será somente o desenvolvimento das máquinas, mas passa muito pelo desenvolvimento da mentalidade.


Fonte: Pplware

Comentários