publicado a: 2016-02-15

Como provar um copo de vinho sem abrir a garrafa?

Já imaginou abrir uma garrafa, provar o vinho e voltar a guardá-la, sem comprometer a sua qualidade?

Agora é possível através do Coravin, um sistema que permite servir vinho da garrafa sem nunca retirar a rolha. Considerado pelo crítico de vinhos norte-americano, Robert Parker, “o produto mais transformador e excitante para apreciadores de vinho desenvolvido ou inventado em mais de 30 anos”, Coravin estreia-se agora em Portugal com a Heritage Wines.

Pensado e desenvolvido nos EUA, o Coravin permite prolongar a durabilidade do vinho e multiplicar os momentos em que é servido, em particular em restaurantes e wine bars com serviço de vinho a copo. Além disso, o sistema permite também explorar garrafeiras e avaliar o estado de evolução dos vinhos de guarda, decidindo se é ou não o momento certo para os abrir e partilhar.


Mas como funciona o Coravin?

O sistema funciona com uma agulha fina e oca que é introduzida na rolha (apenas funciona em cortiça) para chegar ao vinho, sem a danificar. De seguida, a garrafa é pressurizada com Árgon, um gás inerte usado no processo de produção de vinho, que permite que o vinho saia pela agulha substituindo o espaço que este ocupava sem deixar entrar oxigénio (evitando a oxidação).

Assim que a agulha é removida, a rolha retoma a sua forma e o vinho restante continua a evoluir naturalmente durante meses ou mesmo anos.



Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários