publicado a: 2015-05-12

Engenheiros brasileiros criam sistema para cultivo de alimentos em casa

Muitas pessoas têm a vontade de aderir ao cultivo de legumes, mas a falta de espaço no apartamento ou em casa costuma ser impeditivo. A pensar nisso, três engenheiros mecânicos decidiram, há cerca de dois anos, trabalhar para aproximar ao máximo o sítio onde os alimentos são cultivados de onde eles são consumidos. O vídeo abaixo mostra como a horta residencial funciona:




Eles criaram então o Plantário: um novo eletrodoméstico que cria, em qualquer lugar dentro de casa, uma pequena horta. Desde os tradicionais alecrim, salsa e manjericão até alface, tomate cereja, pimentas, entre outros. Tudo isso de maneira biológica, sustentável e com muito estilo.

O equipamento tem as dimensões de um pequeno frigorífico. Ligado à rede elétrica, controla a iluminação, a irrigação e a ventilação das plantas de uma forma automática, garantindo que elas cresçam saudáveis e saborosas em qualquer estação do ano. “É colocar as sementes ou mudas nos vasos e pronto, o Plantário tratará do resto”, garante Bernardo Mattioda, um dos responsáveis pela empresa Plantário.

Segundo o engenheiro e empresário, como no equipamento as plantas estão sempre num ambiente ideal – protegidas da falta ou excesso de água, de sol e de nutrientes – o aroma, a cor e o sabor são muito realçados.


Desenvolvimento

“É surpreendente a diferença entre os vegetais colhidos no Plantário e os tradicionais. Além disso, o desenvolvimento é até duas vezes mais rápido que em plantações convencionais e a utilização dos recursos naturais é muito mais eficiente”, assegura Mattioda.

De acordo com a empresa, no momento que se colhe vegetais do Plantário colabora-se para a redução do uso de produtos químicos e diminuição da emissão CO2 na atmosfera, uma vez que não são necessários produtos fitofarmacêuticos para o cultivo nem meios para o transporte.

“O produto foi criado em Porto Alegre e é único no Brasil. Somos pioneiros na utilização de substratos orgânicos e iluminação exclusivamente LED para cultivo residencial”, ressalta o empreendedor.

O equipamento foi lançado no mercado há cerca de oito meses. Pode ser adquirido em diversas cores e já vem completo, inclusive com substrato orgânico e uma seleção de sementes para dar início à horta.


Fonte da notícia: EcoD

Fonte da imagem: Plantário

Comentários