publicado a: 2016-07-14

Este robô cultiva por si

Imagem: farmbot.io

Os avanços tecnológicos não são apenas uma questão de câmaras, consolas e telemóveis. Algo tão importante como a agricultura, também se moderniza. Com um robô e uma aplicação, o Farmbot Genesis é a primeira máquina de código aberto criada para cultivar plantas. O seu criador, Ray Aronson quer reinventar a maneira de cultivar alimentos, plantando sementes, regando-as e nutrindo-as de uma forma muito precisa.


O Farmbot é controlado pelas mais modernas tecnologias no setor: uma placa Arduino mega 2560, um RAMPS 1.4, um motor passo a passo NEMA 17 e uma Raspberry Pi 3. Além disso, uma vantagem é que os componentes plásticos podem ser impressos em 3D muito facilmente. A máquina move-se sobre os eixos das três dimensões, de modo que permite a utilização de diferentes ferramentas com injetores de sementes, mecanismos de irrigação, sensores e ainda equipamento para a remoção de ervas daninhas.

Isto não é tudo, o Farmbot pode cultivar uma grande variedade de culturas na mesma área de forma simultânea.


Naturalmente, tem uma aplicação

O Farmbot conta com uma aplicação que pode ser usada a partir de um smartphone ou computador. A sua interface faz com que a personalização da horta seja tão fácil como jogar Farmville. Também se podem programar sequências de trabalho, simplesmente arrastando e soltando as operações básicas e ajustando os diferentes parâmetros a seu gosto.

Imagem: farmbot.io


Enquanto isso, e talvez o mais importante, um sistema de ajuda irá ajustar a utilização de água, fertilizantes e pesticidas necessários para as plantas. Assim, a quantidade de recursos necessários será ótima, contribuindo para a agricultura sustentável.

O objetivo do Aronson é conseguir realizar uma agricultura aberta e acessível para todo o mundo. De modo que cada máquina possa ser modificada e adaptada às necessidades de cada um.

Mais informações e pré-reservas na página web


Fonte: Conectica

Comentários