publicado a: 2016-06-29

O drone que pode detetar pragas em explorações agrícolas

Foto: www.facebook.com/Inbright

A Inbright, uma empresa mexicana, projetou e construiu um drone que visa melhorar as tomadas de decisão na explorações agrícolas. O dispositivo pode dar informações acerca da temperatura e humidade do solo, número de plantas, detetar se existem pragas, entre outros dados.

"Através das imagens obtidas pelo drone, podemos obter informações, como o tamanho da planta, espaçamento entre plantas, áreas onde o solo está mais seco e onde está mais húmido. Se houver uma praga, podemos identificar o progresso da praga com base no dano que está a ser feito na planta", refere o engenheiro David Leonardo Castillo Herrera, fundador da empresa.

A aeronave não tripulada tem câmaras térmicas e de infravermelhos que fornecem esses valores aos agricultores para que possam tomar decisões com base nos mesmos.

A empresa oferece dois tipos de câmaras para os drones. A primeira é térmica e é aquele que obtém os dados da temperatura do solo e das plantas, e pode ser utilizada para determinar a estratégia de cultivo; a segunda infravermelha, e serve para recolher informações sobre a humidade do solo e pragas ou doenças.

Depois um software construído pela empresa avalia as imagens obtidas pelas câmeras posicionadas no veículo aéreo não tripulado e gera as especificações.

O diretor da Inbright refere que os principais clientes deste aeronave poderam ser consultores dedicados à quantificação e diagnóstico de terrenos agrícolas. “O nosso produto será direcionado a estas empresas e pessoas, e ele será capaz de reduzir os seus custos e melhorar a sua precisão. Eles já têm os seus clientes, o que fará com que agricultor não tenha que pagar por um drone completo, continuará a receber o mesmo serviço, mas agora mais rápido e com um melhor custo", admitiu Castillo Herrera.

A empresa também pretende implementar um modelo chamado "Drone Service Provider”, que será uma pessoa capaz de comandar o drone e realizar mapeamento de campos para entregar os resultados que interessam ao cliente. O objectivo é que o agricultor não tenha a necessidade de adquirir um drone mas tenha acesso à informação que necessita sobre o seu campo: onde há pragas, como está a produção, quais as perdas ou onde é necessário mais irrigação, etc.


Fonte: El Financiero

Comentários