publicado a: 2016-05-18

Seda conserva frutos frescos sem refrigeração

Frutos frescos, não refrigerados

De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), metade dos frutos e legumes do mundo são perdidos na cadeia de distribuição alimentar sem chegar aos consumidores, devido principalmente à deterioração prematura desses alimentos perecíveis.

Engenheiros da Universidade Tufts, nos EUA, apresentaram uma tecnologia que poderá ajudar a diminuir esse desperdício, permitindo que os frutos fiquem frescos por mais de uma semana mesmo na ausência total de refrigeração.

A solução está num composto inodoro, biocompatível e comestível, feito a partir da seda, que pode ser aplicado sobre os frutos, ficando praticamente invisível.


Fibroína de seda

Sua estrutura cristalina única torna a seda um dos materiais mais resistentes da natureza. Também já se sabia que a fibroína, uma proteína insolúvel encontrada na seda, tem uma notável capacidade de estabilizar e proteger outros materiais, sendo ainda biocompatível e biodegradável - ela está a ser testada, por exemplo, em implantes cerebrais.

Benedetto Marelli e os seus colegas mergulharam morangos e bananas recém-colhidos numa solução de 1% de fibroína de seda, repetindo esse processo de revestimento até quatro vezes.

Em seguida, os frutos revestidos foram tratados com quantidades variáveis de tempo com vapor de água sob vácuo (recozimento a água) para criar diferentes porcentagens de folhas cristalinas no revestimento. Quanto maior o tempo de exposição, maior foi a porcentagem das chamadas folhas-beta que se formaram, e mais robusto o revestimento de fibroína - o revestimento variou de 27 a 35 micrômetros de espessura.


Frutos conservados sem refrigeração

Os frutos - os investigadores testaram bananas e morangos - foram então armazenadas a temperatura ambiente. Sete dias depois, as revestidas com a camada mais espessa de fibroína ainda estavam suculentas e firmes, enquanto as frutas não revestidas já estavam desidratadas e descoloridas.

Os testes mostraram que o revestimento de seda prolonga a frescura retardando a respiração dos frutos, mantendo a sua firmeza e evitando seu apodrecimento.


Fonte: Inovação Tecnológica

Comentários