Cetónias (cetonia sp.) | Mirtilos

Foram observados alguns destes insetos em pomares de mirtilos. A sua presença nestes pomares é acidental.
As cetónias alimentam-se dos estames das flores de variadas plantas, espontâneas e cultivadas. Por outro lado, ao deslocarem-se sobre as flores, atuam como polinizadores eficazes de inúmeras plantas.
As larvas das cetónias vivem no solo, alimentando-se apenas de matéria orgânica vegetal morta, que ajudam a decompor. São essenciais para a manutenção do solo agrícola e florestal.
Não é permitida qualquer intervenção química contra as cetónias. Não existem, aliás, inseticidas homologados para combater estes insetos, não considerados como praga. Além disso, qualquer aplicação inseticida durante o longo período de floração dos mirtilos, teria efeitos desastrosos sobre os insetos polinizadores, como abelhões (Bombus), abelhas, sirfídeos e outros e consequentemente, sobre a produção.
Como medida paliativa, recordamos que podem ser plantadas nas imediações dos pomares árvores ou arbustos de flor branca - cerejeiras bravas, alfenheiros, catapereiros - que possam atrair as cetónias, desviando-as das flores dos mirtilos.
Estação de Avisos de Entre Douro e Minho - Circular nº 5/2018