publicado a: 2017-06-21

Cuidados a ter na colheita para reduzir danos mecânicos nas batatas

Os choques, cortes, esfoladelas, esmagamento e outros danos causados aos tubérculos durante e depois da colheita, levam sempre à desvalorização das batatas, tendo como consequências diretas:

  • Perda de peso durante o período de conservação das batatas (estas perdas podem atingir os 10%).
  • Perda de amido durante o período de conservação (pode atingir os 50%).
  • Perdas por podridões, causadas por certos fungos como os dos géneros Phoma e Fusarium, e bactérias como Erwinia, que são essencialmente parasitas das feridas e lesões nas batatas.
  • As perdas no descasque podem aumentar em cerca de 10% relativamente a batatas em boas condições.
  • Deterioração geral da qualidade - cortes, choques, sujeição das batatas a pressões elevadas, engelhamento e podridões depreciam o aspeto, favorecem o enegrecimento da polpa e causam o aumento e concentração de solanina, deteriorando o sabor e a qualidade do tubérculo.

Deve haver cuidados acrescidos na colheita, de modo a não danificar os tubérculos. A batata destinada a conservação deve estar bem encascada, pois resistirá melhor às operações de arranque, triagem e embalagem. A redução das adubações azotadas e não cortar a rama muito cedo, na pré-colheita, mas apenas no ponto ótimo de desenvolvimento da batata, contribuem para um bom encascamento.

Causas dos danos, em % do peso do total de batatas danificadas, durante o arranque e fases posteriores, até ao consumo. (adaptado de Rousselle, Robert & Crosnier, La pomme de terre, Paris, 1996)

Fonte: SNAA - Estação de avisos de Entre Douro e Minho

Comentários