publicado a: 2019-02-06

Aplicação de Trichoderma spp. numa estratégia de protecção contra as doenças do lenho da videira

Artigo técnico escrito no âmbito do projecto WINETWORK sobre a "Aplicação de Trichoderma spp. numa estratégia de protecção contra as doenças do lenho (DL) da videira na Europa"

A utilização de métodos de protecção ecológicos, em alternativa aos pesticidas químicos, está no centro das preocupações actuais do sector agrícola. Neste contexto, o uso de agentes de controlo biológico (ACB) é cada vez mais investigado e solicitado, tanto por produtores como pelos consumidores na Europa, em consequência da procura de produtos biológicos.

A viticultura não escapa a esta tendência sendo que, para além de ACB capazes de controlar importantes doenças (ex. Ampelomyces quisqualis, em relação ao oídio), vários outros têm sido testados para controlar outras doenças importantes da videira, tais como a Esca, a Botryosphaeria e a Eutipiose.

Neste sentido, os fungos pertencentes ao género Trichoderma, amplamente utilizados em modo de produção biológica e produção integrada com o objectivo de reduzir e controlar doenças em várias culturas, poderiam desempenhar um importante papel no sentido de um controlo mais eficiente e sustentável das DL. Por esta razão, desde 2000, os efeitos da utilização de Trichoderma no controlo das DL têm sido amplamente estudados, nas principais regiões vitícolas, a nível mundial.


Veja o artigo AQUI

Comentários