A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, no Brasil fez recentemente um pedido de patente para uma nova metodologia de produção de plantas resistentes a insetos-praga, a partir da tecnologia de RNA interferente.
Uma investigação pioneira da Universidade Jaume I (em Espanha) analisou o impacto conjunto dos stresses associados às alterações climáticas sobre os citrinos, seca e calor, com o objetivo de avançar no desenvolvimento de ferramentas para combater o aquecimento global.
O Centro de Investigação e Tecnologia de Agroalimentar de Aragão (CITA), em Espanha, realizou um projeto de investigação para encontrar alternativas biodegradáveis para o uso de compostos plásticos de polietileno preto, para uso como cobertura de solo nas culturas hortícolas de ar livre em áreas grandes de Espanha.
De acordo com a Universidade de Purdue (Indiana/EUA), a não utilização de transgénicos na agricultura provocaria o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera.
As alterações climáticas vão afetar as culturas agrícolas de tal forma que se prevê que, em 2050, mais de 500 mil pessoas morrerão por não terem acesso a uma dieta equilibrada, revela um novo estudo.