Abelhas nativas do Brasil desenvolveram uma forma rudimentar de agricultura, cultivando um fungo nos compartimentos da colmeia onde colocam os seus ovos.
Um protótipo para administrar uma solução de alho concentrado está a ser testado numa propriedade florestal em Northamptonshire (Reino Unido), sob licença governamental experimental.
O uso de biopolímeros biodegradáveis de origem natural para fertilizar as plantas representa uma alternativa sustentável, comparativamente à utilização dos fertilizantes nitrogenados inorgânicos, que têm consequências negativas para o meio ambiente.
Um novo estudo científico da Universidade de Aarhus, na Dinamarca mostra que, quando os agricultores usam formigas como controladores de pragas, é tão eficaz como a utilização de produtos químicos.
Apontada por especialistas como um indicador biológico de desequilíbrio ambiental, a apicultura tem se mostrado sensível a fenómenos meteorológicos, o que estaria ligado ao declínio da população de abelhas observado recentemente em vários países.
A agricultura portuguesa revela graves lacunas a nível da geração de conhecimento aplicado e escassez no aconselhamento técnico de qualidade aos produtores, segundo um estudo europeu que, em Portugal, foi coordenado pela Universidade de Vila Real.
Um estudo recentemente divulgado confirma que o milho transgénico e o convencional podem coexistir com taxas de contaminação inferiores ao limite que obriga à rotulagem dos produtos que contém Organismos Geneticamente Modificados (OGM) como tal (0,9%).