Iniciação à horta em casa | Cinco perguntas (e respostas) sobre nutrição
De onde vêm os nutrientes que a planta usa?
A planta utiliza o carbono que vem do dióxido de carbono que está na atmosfera, e o hidrogénio e o oxigénio presente nas moléculas de água que absorve pela raiz. Todos os outros nutrientes, tais como o azoto, fósforo, potássio (macronutrientes principais) e o cálcio, magnésio, enxofre (macronutrientes secundários) são absorvidos quase totalmente pela raiz. A estes acrescentam-se ainda os micronutrientes, como o boro, ferro, manganês, cobre, zinco e molibdénio.
Como produz a planta os seus próprios constituintes?
Estes nutrientes servem de blocos de construção para compostos orgânicos que constituem as plantas, tais como açúcares simples ou complexos, gorduras e proteínas, que encontramos na raiz, caule, folha, flor e fruto.
Como produz a sua energia?
Para fazer esta construção a planta precisa, além de componentes, de energia para os conseguir ligar. Para isto, as plantas conseguem captar a energia do sol, armazenando-a sob forma de produtos químicos que podem ser consumidos para dar a energia necessária à produção destes compostos.
O que é o equilíbrio entre crescimento vegetativo e reprodutivo?
O equilíbrio entre estes nutrientes é fundamental para equilibrar os dois principais tipos de crescimento das plantas, o vegetativo e o reprodutivo. Enquanto nutrientes como o azoto são fundamentais para que a planta tenha vigor e desenvolva caule e folhas, as quantidades de fósforo e boro são essenciais ao desenvolvimento de flores e à sua transformação em fruto.
Como podemos fornecer nutrientes às plantas?
A adubação (aplicação de fertilizantes) pode ser feita de quatro formas: fundo, quando se mistura o adubo com o solo no momento da sementeira ou plantação; cobertura, quando aplicamos o adubo ao solo já com a planta instalada; fertirrigação, quando misturamos os adubos na água de rega (ver artigo anterior); e adubação foliar, quando misturamos adubo na água e pulverizamos a planta, tal como fazemos com os produtos fitofarmacêuticos (veja o artigo sobre pragas e doenças).