Iniciação à horta em casa | Seis perguntas (e respostas) sobre rega e drenagem
Porque regamos as plantas?
A planta é, de forma simples, uma bomba de água que vai das raízes, transportando os nutrientes do solo, às folhas onde transpira. Esta é essencial para os processos da planta, respiração, fotossíntese, não esquecendo que a própria planta é constituída maioritariamente por água.
Com que quantidade devemos regar as plantas?
A quantidade de água que uma planta necessita é dada pela soma daquilo que transpira pelas folhas e aquilo que se evapora pelo solo. Esta quantidade é, evidentemente, maior quanto maior a temperatura e menor a humidade, mas também quanto mais forte é o vento.
De que maneira a rega excessiva prejudica a planta?
Muitas vezes numa horta doméstica, usamos vasos ou outro espaço confinado, por isso devemos lembrar-nos que as plantas também respiram pelas raízes e, como tal, podem sofrer ou até morrer por causa da asfixia radicular, causada por excesso de água.
Como podemos tornar a rega mais eficiente?
Para aplicar a quantidade de água necessária, evitando que as plantas tenham sede ou sejam asfixiadas (e poupar água), a melhor forma é regar pouco de cada vez, mais frequentemente. Damos assim tempo que a água se espalhe no solo, tanto na vertical como na horizontal, e que as raízes possam absorver o máximo possível.
O que é um bom substrato do ponto de vista da rega?
Tal como referimos no artigo anterior, um bom substrato é um que tenha um bom equilíbrio de partículas finas e grosseiras, e um teor elevado de matéria orgânica. Assim, vai reter a água suficiente para as raízes absorverem, funcionando como uma esponja, mas também libertando facilmente a água em excesso, evitando a asfixia radicular.
Podemos adicionar fertilizantes na água de rega?
A água de rega pode também funcionar como um meio de transporte de adubos, uma vez que alguns destes podem ser dissolvidos na quantidade necessária para a planta e facilitando a sua absorção pelas raízes. No próximo artigo iremos referir quais os nutrientes mais importantes para as plantas e como os devemos aplicar.