Conheça a Agricultura Biológica Regenerativa
Robert Rodale, criou o termo “biológico regenerativo” para distinguir um tipo de agricultura que vai além do sustentável.
A agricultura biológica regenerativa vai além da sustentabilidade, é um sistema holístico que trabalha com a natureza para melhorar recursos, em vez de apenas os melhorar.
Assenta em três pilares:
- Saúde do solo - Uso de práticas regenerativas como culturas de cobertura, rotação de culturas e agricultura de conservação. Constrói matéria orgânica e promove a biodiversidade sem insumos sintéticos. Exclui sistemas sem solo.
- Bem-estar animal - Protege as “Cinco Liberdades”, alimentado com pasto e criado em pasto, sem CAFOs (operações de alimentação animal confinadas) ou transporte extensivo, abrigo adequado.
- Justiça social - Garante pagamentos justos e salários dignos para agricultores e trabalhadores rurais, condições de trabalho seguras, capacitação e liberdade de associação.
Em suma, agricultura biológica regenerativa está enraizada na agricultura biológica. Segue um alto padrão de gestão de terras para sequestrar carbono no solo e prioriza o bem-estar dos animais e a justiça para os agricultores e trabalhadores.