publicado a: 2023-03-13

A presença da nova praga de quarentena Scirtothrips aurantii, no Algarve

Scirtothrips aurantii - Fonte da imagem: https://gd.eppo.int/taxon/SCITAU

Realizou-se na passada 4ª feira dia 8 de Março de 2023, uma sessão de esclarecimento sobre uma nova praga de quarentena - Scirtothrips aurantii. já detetada no Algarve. A sessão, organizada em conjunto entre DRAPALG e a DGAV levou ao auditório da DRAPALG cerca de uma centena de convidados.

Este novo inimigo é uma praga bastante polífaga que se pode encontrar em mais de mais de 50 espécies de plantas de diferentes famílias. Está presente na Ásia, África, Oceanía e Europa.

Os adultos têm uma coloração entre o amarelo e o alaranjado com a cabeça alongada e antenas com 8 segmentos. O seu tamanho é bastante reduzido, medindo as fêmeas 0,6-0,9 mm sendo os machos ainda mais pequenos. A Scirtothrips aurantii apresenta uma reprodução quase continua nos países onde está presente fruto do clima com Invernos suaves e chuvosos e dos Verões quentes. O seu ciclo de vida pode completar-se entre os 18-44 dias no Verão e no Inverno respetivamente. Os estadios L1, L2 adultos alimentam-se das células da epiderme das folhas e frutos jovens, especialmente na zona mais perto do cálice.

O dano principal causado por esta praga é consequência direta da alimentação. As folhas ganham uma cor acastanhada e os frutos uma cicatriz na parte superficial da casca que evolui para um anel em volta do pedúnculo.

Este é um inimigo que, devido a ter um potencial de dispersão muito limitado, necessita de movimento de material vegetal para se propagar. A diferença para outros tisanópteros é que necessita sobreviver nos tecidos jovens das plantas com excepção da fase crisálida que sobrevive no solo.

Relativamente ao seu controlo, deve observar-se a floração, pois a fruta está suscetível nas 13 semanas após a queda das pétalas. Os tratamentos, caso sejam necessários, devem ser efetuados por um dos produtos autorizados pelos Serviços Oficiais para o efeito.

Carlos Rodrigues

Comentários