Atual situação do mercado dos citrinos
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Nos primeiros 4 meses da campanha 24/25 foram importadas mais laranjas do que em período homólogo da anterior campanha. As mesmas foram originárias especialmente da África do Sul, mesmo apesar das chuvas ocorridas neste país.
Relativamente a pequenos frutos (tangerinas, clementinas e outros) as importações foram muito semelhantes ao período homólogo da campanha anterior. A proveniência foram essencialmente África do Sul e Marrocos.
De Setembro a Dezembro os preços da laranja encontravam-se abaixo da campanha anterior mas cerca de 15% superiores á média dos últimos 5 anos.
A campanha apresenta uma tendência positiva pois na Europa, motivada pelas baixas temperaturas ocorridas em alguns países, tem havido bastante procura de laranja.
O Egipto
Para esta boa campanha tem contribuído também o facto de o Egipto ter começado a sua campanha de Navel um pouco mais tarde (Dezembro).
Por outro lado o governo egípcio cortou nas subvenções à exportação o que levou a uma subida de preços e a uma diminuição na exportação.
Outro fator importante são as certificações Global Gap que contribui para uma redução do número de exportadores para a UE.
Para além disso a atual crise no mar vermelho faz com que hajam repercussões negativas nos exportadores egípcios uma vez que se torna difícil abastecer os mercados asiáticos.
Espera-se um resto de campanha de grande nível para laranja de segunda estação, pois um dos problemas até agora verificado com os baixos calibres pode ser resolvido com as chuvas que têm caído nos últimos meses.
Artigo da autoria de:
Eng.º Carlos Rodrigues: