publicado a: 2017-09-06

Da Vinha para a Adega...

Os dias passam e os olhos andam todos postos na vinha, não só nas nossas mas em todas onde passamos. As uvas começam a ficar prontas para colher. As conversas variam entre o grau da uva e a interna pergunta....Já começaste a vindimar?

Aguarda-se a passagem do primeiro reboque carregado de uvas abrindo oficialmente a época das vindimas.

Tradicionalmente a época das vindimas começava em Setembro, mas hoje em dia começa em Agosto e estende-se até Outubro, variando de região para região e de ano para ano.

São dias intermináveis estes da vindima, as 24 horas não chegam e o dia mistura-se com a noite.

A vindima Manual perdura na nossa memoria, faz parte do encanto da vindima, as suas histórias passam de geração em geração. Os ranchos de vindimadores tinham dimensões de centenas e o convívio entre quem apanhava resultava sempre em festa transformando o trabalho duro num romantismo digno de ser citado por grandes escritores.

A colheita à mão continua a ser realizada principalmente nos casos onde estas não podem ser colhidas de outra maneira. As uvas são colhidas de uma forma mais suave e seleccionada e perde-se menos sumo. Mas implica que o trabalho seja feito à luz do dia, com temperaturas mais elevadas a não ser que se vindime logo de madrugada. Torna-se necessária uma grande quantidade de mão de obra o que cada vez é mais difícil de encontrar, tornando-se bastante dispendiosa principalmente em grandes produções.

A vindima Mecânica veio para ficar principalmente nas grandes áreas de vinha, são necessários apenas 2 ou 3 operadores, o que torna o método bastante económico. Permite uma colheita rápida quando o uva assim o obriga e pode ser realizado durante a noite, altura em que as uvas estão mais fresca mas como tudo tem as suas desvantagens pois aumenta o esmagamento dos frutos originando a perda de sumo e aumentando assim uma potencial oxidação e problemas de fermentação. Sendo menos selectiva pode ocorrer o perigo de se misturar uvas boas com uvas doentes e se a vinhas não estiverem nas melhores condições e preparadas para as máquinas alem das possíveis contaminações com folhas por vezes se encontram partes de videiras. Devem ser regularmente limpas para apresentarem menores riscos de contaminação.

Sendo assim cada produtor adapta o melhor método da vindima conforme as características dos seus vinhedos e possibilidades.

Em qualquer dos métodos o objectivo é o mesmo.....levar a uvas para a Adega e finalmente fazer VINHO....

Sara Ramalho

Comentários