Manual para aplicação de herbicidas
A utilização de produtos para controlo da vegetação infestante e de espécies invasoras na floresta de produção deve seguir indicações precisas.
A vegetação arbustiva lenhosa (vulgarmente designada por matos) e as invasoras no subcoberto dos povoamentos florestais de eucalipto são duas das principais causas na propagação dos incêndios, provocando anualmente perdas económicas, ambientais e sociais incalculáveis. Para além disso, este material vegetativo compete com a árvore por água, luz e nutrientes, podendo originar quebras de produção na ordem de 10 a 20%, em média.
Então, como controlar a vegetação infestante e de invasoras nos povoamentos florestais? A resposta está em técnicas menos impactantes no solo, como o destroçamento, a trituração, a gradagem ligeira, ou a aplicação de herbicidas. Se as técnicas mecânicas são fáceis de usar e, por isso, tradicionalmente utilizadas, já em relação aos herbicidas, com aplicações menos usuais, é necessário atender a todas as indicações técnicas. Deste modo é garantida a eficiência dos herbicidas e o cumprimento da legislação em vigor, em particular com a utilização exclusiva dos produtos homologados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV/SIFITO).
Nota prévia: só é permitida a compra e a aplicação de herbicidas por quem tiver Cartão de Aplicador ou de Técnico Responsável, emitidos pela DGAV.
...continuar a ler em Produtores Florestais