Nova técnica de gestão da vegetação da vinha para retardar a maturação da uva
Existem técnicas de gestão da vegetação da vinha, como a poda tardia e o corte severo dos pâmpanos, de forma a retardar quinze a vinte dias a maturação da uva. Combinando ambas as técnicas, é possível atrasar a maturação em cerca de um mês. Na maioria das áreas vitícolas, este atraso na maturação é considerado suficiente para adiar a data de vindima, até que surjam condições ambientais mais amenas.
Contudo, existem áreas extremamente quentes, como as áreas localizadas nas regiões IV e V de Winkler, com mais de 1.950 ºC entre abril e outubro, nas quais a vindima é realizada nos primeiros dias de agosto (por exemplo, Montilla-Moriles e Ribera del Guadiana, em Espanha). Nestes casos, um atraso na maturação de aproximadamente um mês adia a vindima para o início de setembro, época em que as temperaturas são ainda muito elevadas. Nestes casos, para abranger condições mais amenas, será aconselhável retardar a maturação das uvas entre dois a três meses, mas as técnicas mencionadas anteriormente não são suficientes para um atraso tão prolongado.
Com o objetivo de retardar a maturação da uva durante um período mínimo de dois meses, foi proposta uma nova técnica baseada em forçar o desenvolvimento da videira a partir dos gomos recentemente formados. Técnica interessante para lutar contra as alterações climáticas em zonas vitícolas especialmente quentes. Consiste em cortar os pâmpanos em crescimento, em torno do mês de junho, deixando múltiplos nós com o objetivo de forçar o desenvolvimento de novos gomos. Para cumprir este objetivo, além do corte dos pâmpanos, no tamanho desejado, as folhas, possíveis netas (ladrões) e possíveis inflorescências ou cachos, dos nós deixados, devem ser eliminados.
O primeiro trabalho desenvolvido em Espanha sobre este tema teve início em 2015. O objetivo global foi estudar a técnica de forçagem, determinando o tempo ideal do tratamento, considerando o desenvolvimento da videira e o atraso na maturação da uva.
Fonte: ICVV
Mais informação: Martínez de Toda, F., García, J., Balda, P. (2019) Preliminary results on forcing vine regrowth to delay ripening to a cooler period. Vitis, 58, 17-22. https://doi.org/10.5073/vitis.2019.58.17-22 Martínez de Toda, F: artigo apresentado na 12ª edição do Enoforum (Zaragoza, Espanha, 31 maio - 1 junho 2018): Técnicas vitícolas de manejo de la vegetación para mitigar los efectos del calentamiento climático