publicado a: 2022-07-21

O ácaro do Texas, Eutetranychus banksi McGregor (Acari:Tetranychidae) em citrinos

Esta é uma fase do ano em que quase todos os pomares de citrinos na região do Algarve se encontram invadidos por este inimigo. Esta é uma espécie bastante fitófaga que se alimenta de mais de 90 espécies de plantas.

Esta espécie de ácaro é originária do centro e sul do continente americano. Desde 1999 que se encontra no Algarve onde devido à sua abundância se sobrepôs a outros ácaros e é efetivamente o mais dominante.

Ocupa a parte superior da página das folhas onde se alimenta das células subepidérmicas destas, provocando uma destruição do tecido vegetal e consequentemente uma perda da capacidade fotossintética. As folhas atacadas perdem a cor passando de verde intenso a uma cor mais próxima do pálido. Quando as condições de HR são baixas e as temperaturas altas os ataques deste inimigo podem provocar enormes desfoliações. Se os ataques forem sobre frutos estes podem ver afetados a sua cor e tamanho.

Tem um ótimo de temperatura de 32ºC.

Relativamente ao seu controlo, existem alguns predadores desta espécie que por si só não têm sido capazes de controlar esta praga. Por essa razão deve ser estabelecido um programa de gestão integrada relativamente a esta espécie.

FIG. 1- Ataque de ácaro do Texas sobre folhas de citrinos onde se consegue verificar as exúvias (cutícula do exosqueleto de cor esbranquiçada) da praga.


Carlos Rodrigues

Comentários