O ciclo vegetativo da vinha | parte 14
Temos acompanhado algumas vinhas da região da Península de Setúbal desde o início do seu ciclo fenológico. Neste momento, a maior parte das cepas encontra-se no pintor e muitas estão já em plena maturação.
Um olhar atento, revela alguns dos sintomas de que fomos dando conta ao longo das últimas semanas: evidências de ataques pontuais e pouco severos de míldio (manchas foliares nas folhas jovens e rot brun), um ou outro cacho com sintomas de oídio e algumas cepas dispersas com doenças do lenho.
Quanto a pragas, destacam-se os ataques de cigarrinha verde. São visíveis sintomas foliares em muitas parcelas e observam-se ninfas nos diversos estádios de desenvolvimento. A terceira geração da traça da uva está a começar e a monitorização da praga é muito importante para o posicionamento correto do tratamento.
E quase passou mais uma campanha! Vamos fazer uma pausa no acompanhamento das vinhas e deixar a natureza seguir o seu curso, esperando que o que falta até à vindima, decorra sem perturbações. Agora, quer-se uma maturação tranquila que permita aliar uma produção generosa à boa qualidade das uvas.
Iva Almeida
Veja como estava nos dias 28 de junho, 21 de junho, 13 de junho, 5 de junho, 23 de maio, 15 de maio, 9 de maio e 2 de maio.