publicado a: 2021-02-02

Sabe como é que a poda contribui para a saúde da vinha?

Quais são os principais inimigos da vinha?

A cultura da vinha tem uma grande importância na agricultura portuguesa. É atacada por um grande número de inimigos, muitos deles fungos, e é responsável em Portugal por grande parte do mercado de produtos fitofarmacêuticos, com especial destaque para os fungicidas. O Agrozapp dedica-lhe uma grande atenção, acompanhando avisos agrícolas e o trabalho de vários especialistas.

O que são doenças do lenho?

As doenças do lenho, das quais são exemplo a esca e a eutipiose, são um conjunto de doenças provocadas na sua maior parte por fungos que atacam o caule da videira (cepa e sarmentos). A sua gestão torna-se especialmente difícil pelo facto das infeções estarem localizadas em zonas muito protegidas (interior do caule) e de muitas vezes os sintomas só seres visíveis quando o estado da infecção é avançado.

O que é a poda e como influencia na sua disseminação?

A videira é uma planta de folha caduca que passa por um período de repouso vegetativo. É nesta altura que se faz a poda, escolhendo os sarmentos que queremos que se mantenham na Primavera seguinte, definindo o potencial produtivo e ajudando a manter a planta dentro do sistema de condução escolhido. Mas os cortes da poda abrem feridas e portas de entrada para as infeções do lenho, facilitando e acelerando o processo que já ocorre naturalmente através de outros pontos de entrada.

Como podemos prevenir o seu efeito?

Como é fácil de concluir, os métodos preventivos e as boas práticas durante a poda são os mais eficazes. Estas incluem a atenção às condições meteorológicas, o cuidado na utilização dos equipamentos e a desinfeção das feridas. Existem também disponíveis métodos químicos (pesquisa agrozapp) e cada vez mais também métodos biológicos.

Comentários