Sabe como funciona a floração e vingamento das pomóideas?
Qual a importância da floração nas pomóideas (e outras árvores de fruto)?
As pomóideas são cultivadas com o objetivo de produzir frutos comestíveis, tal como a pêra ou a maçã. É assim fundamental que a produção de flores viáveis em quantidade suficiente, cujo vingamento dá origem a frutos, seja o mais eficiente possível.
Que fatores influenciam o vingamento?
Esta passagem de flor a fruto ocorre por transformação de uma das suas partes, o ovário. Ao mesmo tempo, as pétalas caem e as sépalas secam, mantendo-se ligadas ao frutos e os óvulos dão origem às sementes.
A época da floração é decisiva - o estado do tempo, o estado nutricional da planta e a presença de polinizadores vão influenciar o número de flores disponíveis e a sua taxa de vingamento.
É possível formarem-se frutos sem haver polinização?
Os principais polinizadores das pomóideas são insetos, tais como as abelhas (ver Estudo do efeito dos insetos polinizadores na produção e na qualidade dos frutos da pereira ‘Rocha’). Estes são atraídos pelo alimento existente nas flores, fazendo sem saber, o transporte do polén (masculino) para os órgãos sexuais femininos de outras flores. Dá-se assim a polinização e a fecundação, que iniciam o processo de vingamento.
A partenogénese, ou vingamento de frutos sem fecundação, é um processo que ocorre naturalmente, mas que pode ser estimulado por aplicação de hormonas vegetais de síntese (ver exemplo) de forma a tornar o vingamento um processo mais independente das condições ambientais.
Qual a ligação entre a nutrição e o vingamento?
Há alguns nutrientes cuja importância se destaca no momento da floração e do vingamento (ver artigos sobre Nutrição de árvores de fruto e Adubação de Pereiras e Macieiras).
Este é o caso do boro que tem um papel fundamental no desenvolvimento do tubo polínico - órgão resultante da germinação do grão de pólen e responsável pela fecundação.
O cálcio (ver artigos: Aplicação de cálcio nas pomóideas e Importância do cálcio nas macieiras) tem um papel fundamental na robustez das paredes celulares, que nesta fase é fundamental para que os frutos recém-vingados não caiam e se venham a desenvolver.
A informação presente no agrozapp não dispensa a consulta de um Técnico e/ou do Rótulo/Ficha Técnica dos produtos.