Vamos falar de nutrição: junho 2018
Estamos no mês de Junho, está a ser um ano no fim de contas igual aos outros - ou seja não há igual - está mais uma vez a diferenciar os profissionais e os amadores mas tanto num lado como no outro existem exceções à regra.
Este será um artigo muito rico em imagens.
Abaixo mostro-vos fotos de árvores que já estiveram á beira da morte e este ano estão espectaculares, podas radicais e com fruta. Pereiras em pé franco com fruta e outras sem.
AQUI podem descarregar as análises foliares feitas numa exploração com produção própria de vinhos. A conversa entre o proprietário, o técnico responsável e eu próprio se resumiu a "se o que tiver que investir e me trouxer lucro, eu invisto". Este foi o comentário do proprietário o que para mim e para o técnico responsável nos deu um enorme gozo e prazer porque tivemos essas parcelas com produções no ano passado de 12 ton/ha e um grau superior a 13º. Este ano com três fertilizações foliares conseguimos aquilo que eu pretendo e falei aqui desde Outubro - EQUILÍBRIO - simples. Foi um trabalho de liberdade de cada parte e da sua respectiva cota de responsabilidade.
Os mirtilos tiveram um mês de março e abril com diversas adubações foliares e fertirrega, sendo o mérito do produtor, que devido à sua experiência soube utilizar os meios colocados à sua disposição. As fotos foram tiradas no dia 5 de maio, agora está na colheita.
O trabalho de bastidores foi feito de outubro a fevereiro. De março a maio foi o trabalho de campo com ajustes quase ao dia e agora um pouco mais descansado, mas sempre atento ao nosso amigo São Pedro.
E não há tempo para mais delongas, tenho de ir plantar mais árvores e fazer mais um tratamento no pomar e na vinha.
Nuno Francisco