Nas vinhas adultas (com mais de três anos) em que o solo se encontra coberto com infestantes muito desenvolvidas aconselha-se a aplicação de um herbicida sistémico.
Começaram a surgir os sintomas das doenças do lenho da videira. Lamentavelmente, este é um cenário que se repete todos os anos nas vinhas desta região e de outras regiões vitícolas.
Com a chegada desta época mais quente e algumas zonas do país já em seca, é cada vez mais importante que toda a gente adote práticas mais sustentáveis no consumo de água, seja em casa ou na horta e jardim.
As condições meteorológicas verificadas nos últimos dias foram favoráveis ao ataque do míldio da videira (Plasmopara vitícola). As manchas foliares características do ataque do fungo observam-se em algumas parcelas da região que não foram oportunamente
Nos últimos tempos a região Algarvia tem sido assolada por um clima anormal para esta altura do ano. O granizo ocorrido nas últimas semanas afetou algumas zonas causando sérios prejuízos
Tem-se vindo a registar um número crescente de capturas de traça da uva (Lobesia botrana) na região. Estamos perante a segunda geração da traça e os sinais da sua presença são agora reforçados com a observação das primeiras posturas.
A decisão de ressemear uma seara é porventura uma das mais difíceis de tomar. A necessidade de avaliar o potencial produtivo numa fase inicial da cultura torna complicada esta decisão.
A Deiba compilou as principais informações acerca dos principais nutrientes, que agora partilhamos no Agrozapp. Começamos pelo Azoto, macronutriente, elemento químico com símbolo N: