Controlo do PH na preparação da calda
A infografia desta semana tem como tema: Controlo do PH na preparação da calda
Quando em contacto com água utilizada na preparação da calda, os produtos fitofarmacêuticos iniciam um processo de reacção que leva à sua alteração por hidrólise.
A velocidade deste processo depende do produto em causa, da temperatura da água e do pH desta última. O pH da água pode variar de 1 (muito ácido) a 14 (muito alcalino), sendo 7 o valor neutro.
Desta forma, e para alguns produtos fitofarmacêuticos quando misturados com águas alcalinas, um período de poucas horas pode ser suficiente para diminuir a quantidade disponível de substância activa para metade.
Uma vez que o controlo da temperatura da água e a opção por outro produto menos susceptível ao fenómeno não se mostra muito prático, recomenda-se que:
- não se deve deixar calda preparada por muito tempo antes da aplicação - por exemplo durante uma pausa no trabalho ou de um dia de trabalho para outro;
- caso a água seja alcalina ou neutra, deve ser acidificada para que o seu pH se encontre entre 5.5 e 6.5, intervalo onde se encontra o ponto óptimo da maior parte das substâncias activas.
Descarregue a infografia em formato pdf clicando aqui: Controlo do PH na preparação da calda
Aceda também às infografias anteriores:
- Armazenamento de produtos fitofarmacêuticos
- Equipamento de Proteção Individual
- Cálculo do Volume de Calda em Pomares
- Cálculo de Volume de Calda
Estas infografias não pretendem ser exaustivas, apenas educativas, não dispensando a consulta da legislação em vigor.