Infeções causadas por fungos
Nesta época do ano estão ainda ativas muitas estruturas hibernantes dos fungos causadores de doenças em plantas, tais como o pedrado da pereira e da macieira, o míldio da videira e da batateira, a lepra do pessegueiro ou o crivado da ameixeira. Estas garantiram a sobrevivência do microorganismo durante o Inverno, em condições desfavoráveis, e na fase inicial da Primavera libertam esporos capazes de causar infeções primárias.
Após períodos com temperaturas mais elevadas, estas estruturas atingem um grau de maturação elevado, libertando grandes quantidades de esporos assim que sejam hidratadas por gotas de chuva. Os esporos, com maior ou menor mobilidade consoante a espécie, vão provocar infeção, aproveitando períodos prolongados de folha molhada e temperaturas amenas.
É portanto fundamental estar atento, realizando tratamentos preventivos e/ou curativos, tendo em conta o que já foi referido em artigos anteriores sobre o comportamento dos fungicidas em relação à lavagem por quantidades elevadas de precipitação.
Pesquise pelos fungicidas homologados no agrozapp. Aceda à área de produtos fitofarmacêuticos no agrozapp e digite a combinação de palavras "cultura fungo" (por exemplo: míldio videira) no campo de pesquisa.