Comissão Europeia - €191 milhões para promover produtos agro-alimentares no país e no estrangeiro
Os programas de 2019 para a promoção dos produtos agro-alimentares da UE incidirão principalmente nos mercados fora da UE, com maior potencial de crescimento.
A Comissão Europeia adoptou o programa de trabalho da política de promoção de 2019 em 14 de Novembro, com 191,6 milhões de euros a serem disponibilizados para programas seleccionados para co-financiamento da UE - um aumento de 12,5 milhões de euros em comparação com 2018.
89 milhões serão atribuídos a campanhas em países de alto crescimento, como Canadá, China, Colômbia, Japão, Coréia, México e Estados Unidos. Parte do dinheiro será destinado à promoção de produtos específicos, como as azeitonas de mesa.
Phil Hogan, Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, disse: "A Europa é o maior produtor mundial de alimentos e bebidas de qualidade. Estou feliz em dizer que, com uma ênfase ainda maior nos esforços de promoção em 2019, aumentaremos a consciência deste facto tanto na UE como em países terceiros com elevado potencial de crescimento, em benefício dos nossos agricultores e produtores agroalimentares. O aumento do número de acordos comerciais significa mais oportunidades para os nossos produtores aproveitarem e a Comissão apoia-os totalmente na promoção e exportação de seus produtos. "
Dentro da própria UE, o foco são campanhas que promovem os diferentes esquemas de qualidade da UE e rótulos, incluindo a denominação de origem protegida (DOP), indicações geográficas protegidas (IGP) e especialidade tradicional garantida (ETG), bem como produtos orgânicos.
Além disso, uma parte do financiamento destina-se a certos setores específicos, como arroz produzido de forma sustentável e frutas e legumes. Este último foi especificamente selecionado para promover uma alimentação saudável entre os consumidores da UE.
Os convites à apresentação de propostas para campanhas específicas serão publicados em janeiro de 2019. Eles estarão abertos a uma ampla gama de órgãos, como organizações comerciais, organizações de produtores e grupos agroalimentares responsáveis por atividades de promoção.