16 de outubro | Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação 2020 marca o 75º aniversário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) num momento excecional, enquanto o mundo lida com os efeitos generalizados da pandemia COVID-19.
É hora de olhar para o futuro que precisamos construir juntos.
A ação coletiva em 150 países torna o Dia Mundial da Alimentação (DMA) um dos dias mais celebrados do calendário das Nações Unidas (ONU). Centenas de eventos e atividades de divulgação reúnem governos, empresas, organizações não governamentais (ONGs), a comunicação social e o público em geral. Estes eventos promovem a consciencialização e a ação do Mundo perante aqueles que passam fome, bem como, para a necessidade de garantir uma alimentação diversificada e saudável para todos.
O Dia Mundial da Alimentação vem alertar-nos para a necessidade de solidariedade global para ajudar todas as populações, especialmente as mais vulneráveis, a tornar os sistemas alimentares mais resilientes e robustos para que possam suportar a volatilidade crescente das alterações climáticas, fornecer dietas seguras, saudáveis, acessíveis e sustentáveis para todos. Isso exigirá práticas agrícolas mais sustentáveis que preservem os recursos naturais da Terra, a saúde de todos nós e o clima.
O Ministério da Agricultura e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária juntam-se a esta iniciativa com a publicação da brochura «Alimentação Sustentável».