Agricultura chegou a Portugal pelo Mar Mediterrâneo
Um estudo genético da população que vive hoje em Portugal e Espanha, feito por investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, chegou à conclusão que a agricultura chegou à Península Ibérica mais cedo do que se pensava e através do Mar Mediterrâneo.
Cai assim por terra uma teoria antiga que dizia que a agricultura, uma das mais importantes revoluções culturais e tecnológicas da pré-história, tinha chegado ao extremo Ocidental da Europa por via terrestre e pela Europa Central.
O trabalho agora publicado na revista Proceedings of the Royal Society B analisou o DNA das populações atuais e traçou o percurso feito há cerca de 8 mil anos, no Neolítico, por um pequeno grupo vindo do Médio Oriente.
O movimento migratório que trouxe a agricultura até à Ibéria nasceu afinal de um grupo com origem no Médio Oriente (onde nasceu a agricultura e a domesticação dos animais), que passou por mar até Itália, misturou-se com a população local e rapidamente se estendeu por mar para Oeste até ao território atual de Espanha e Portugal. Na prática, foi esta chegada da agricultura que levou os povos da Ibéria a deixarem de ser caçadores recoletores.
Fonte: TSF