publicado a: 2014-11-28

Agricultura de precisão: cinco tendências chave

A Agricultura de Precisão tem registado um crescimento exponencial nos tempos mais recentes. O aparecimento de novos produtos, métodos e tecnologias são cada vez mais recentes nas explorações agrícolas. Aqui ficam as 5 principais tendências para o mercado dos E.U.A., veiculadas numa das maiores conferências mundiais sobre Agricultura de Precisão, a InfoAg Conference.

1. Óculos da Google chegam à Agricultura

Uma das novas tendências que chegará a comunidade agrobótica americana são os Google Glass. Esta tecnologia “de vestir” foi o focus em workshops práticos na InfoAg Conference 2014. Ainda com alguns anos para a disseminação, é previsto que a utilização desta tecnologia venha a ser bastante valorizada pelos agricultores.

2. Aplicações Móveis Agrícolas

As Apps para a agricultura continuam com um interesse crescente para o setor, sendo cada vez mais um assistente virtual em todos os aspetos da tomada de decisão da exploração.

3. Big Data (Megadados) cada vez maior

Talvez a tendência em maior destaque na InfoAg Conference foi o Big Data (armazenamento de grandes quantidades de informação) ou, mais especificamente, a sua gestão. Desde efetuar a integração da informação mais fácil e conseguir tirar o máximo partido dela, até à segurança e privacidade da informação, o Big Data e os seus desafios chegaram à Agricultura.

4. Febre dos Drones continua

Não sendo já novidade a presença de drones em feiras agrícolas nos E.U.A., os drones continuam cada vez mais a ganhar o seu espaço no setor, sedimentando-se como um dos gadgets que se tornarão imprescindíveis no futuro.

5. Importância da Amostragem/Teste Automatizada aos Solos

O sucesso das tecnologias na agricultura de precisão neste campo (ex: a fertilização de índices variáveis) depende largamente da eficiência de recomendações baseadas na análise aos solos. Não sendo uma tecnologia nova, é esperado que os sistemas de análise melhorem substancialmente a sua qualidade e eficiência nos tempos vindouros.

Fonte: PrecisionAg via Agrotec

Comentários