172 milhões de EUR para promover os produtos agroalimentares europeus dentro e fora da UE
Durante os próximos três anos, serão realizadas 79 campanhas, abrangendo uma vasta gama de produtos, como os produtos lácteos, a azeitona e o azeite e os frutos e produtos hortícolas.
Phil Hogan, comissário responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, declarou: «A Europa é conhecida em todo o mundo pela qualidade dos seus produtos alimentares e pelo seu património culinário. Os produtores da UE podem contar com o apoio da Comissão Europeia para os ajudar a dar a conhecer a elevada qualidade dos seus produtos dentro e fora da Europa. Tenho viajado por vários países do mundo, como a China, o Japão, o México ou a Colômbia, para abrir novos mercados aos nossos produtos. Estamos perante um grande potencial por explorar.»
Os programas destinam-se a ajudar os produtores do setor agroalimentar da UE a divulgar a qualidade dos seus produtos, com vista a promover os seus produtos na UE e abrir novos mercados. Centram-se em várias prioridades, como a valorização da qualidade dos alimentos europeus com indicações geográficas ou métodos de produção biológica.
Dos 79 programas aprovados, 48 visam países terceiros. Alguns setores de produtos também estão representados de forma significativa. Por exemplo, 23 programas são dedicados ao setor das frutas e produtos hortícolas. Outros setores incluem o queijo e os produtos lácteos.
Este ano, foi afetado um montante total de 97 milhões de euros a «programas simples de promoção», apresentados por uma ou mais organizações proponentes do mesmo Estado-Membro. Um montante adicional de 75,5 milhões de EUR financiará «programas multi», que são apresentados por, pelo menos, duas organizações proponentes de, pelo menos, dois Estados-Membros ou por uma ou mais organizações europeias. Os programas selecionados abrangem candidatos de 19 Estados-Membros.
Contexto
Através do convite à apresentação de propostas lançado em janeiro de 2018, podiam candidatar-se ao financiamento um vasto leque de organizações, como organizações profissionais, organizações de produtores e organismos responsáveis por atividades de promoção no setor agroalimentar. Estas candidaturas foram seguidamente avaliadas e classificadas pela Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde, a Agricultura e a Alimentação (CHAFEA) da UE, com a ajuda de peritos externos.
Para mais informações:
Política da UE em matéria de promoção dos produtos agrícolas