publicado a: 2016-01-06

2016 - Ano Internacional das Leguminosas

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) declara 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. O objetivo é aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas, como parte da produção sustentável de alimentos direcionada para a segurança alimentar e nutrição. O Ano irá criar uma oportunidade única para incentivar ligações ao longo da cadeia alimentar que melhor utilizam as leguminosas como proteínas vegetais, mais produção global de leguminosas, melhor utilização de rotação de culturas e enfrentar os desafios da comercialização de leguminosas.


O que são leguminosas e porque são importantes?

As leguminosas são culturas anuais que produzem entre 1 e 12 grãos ou sementes por vagem, de tamanhos, formas e cores variáveis, usados tanto para a alimentação humana como animal.

O termo leguminosas para grão limita-se a culturas utilizadas exclusivamente para grãos secos, excluindo as culturas colhidas em verde para alimentação, que são classificados como culturas hortícolas, assim como culturas utilizadas para a extração de óleo e culturas que são utilizadas exclusivamente para fins de semeadura (com base na definição de leguminosas e produtos derivados da FAO).

As leguminosas, tais como lentilhas, feijão, ervilhas e grão de bico são uma parte crítica da alimentação mundial. As leguminosas são uma fonte vital de proteína vegetal e aminoácidos para pessoas de todo o mundo e devem ser consumidas como parte de uma dieta saudável para prevenir a obesidade, assim como para prevenir e ajudar a controlar doenças crónicas como a diabetes, doenças cardíacas e cancro; elas são também uma importante fonte de proteínas vegetais para animais.

Além disso, as leguminosas têm propriedades fixadoras de nitrogénio, que pode contribuir para aumentar a fertilidade do solo, tendo um impacto positivo sobre o meio ambiente.


Fonte: FAO

Comentários