Agricultura biológica. Quota em Portugal é de 7%, em linha com a média da UE
Salzburgo, na Áustria, é a única região europeia que tem mais de 50% das terras cultivadas de forma sustentável
Em Portugal, 7% das terras agrícolas são cultivados com métodos sustentáveis, uma percentagem que iguala a média europeia nesta área, mostram as estatísticas do Eurostat divulgadas esta quarta-feira.
Os números do gabinete de estatística da UE mostram que Portugal fica, assim, à frente de países como a Alemanha (6,8%) ou França (6%), mas longe do pódio, onde estão presentes a Áustria (23,4%), a Estónia (19,6%) e a Suécia (19,2%).
No conjunto da UE, considerando as terras certificadas como áreas de produção orgânica, mas também as terras em conversão, a área dedicada a agricultura biológica somava 12.6 milhões de hectares em 2017, o que representa uma subida de 25% face a 2012, refere este estudo baseado nos últimos números conhecidos sobre o sector.
No caso de Portugal, há 253,7 mil hectares dedicados à produção agrícola biológica, mais 26,4% que em 2012.
Por regiões, aa evolução em 3 anos, o maior aumento na percentagem de agricultura biológica foi observado precisamente em Salzburgo e na Calábria (Italia), com subidas de 11 pontos percentuais, diz o Eurostat, sublinhando que estes números se referem ao período 2013 - 2016 (últimos dados conhecidos).