publicado a: 2015-07-09

Alimentos enriquecidos podem ser uma solução para a forme do mundo

Um conjunto de peritos mundiais, reunidos durante a exposição de Milão, chegou à conclusão de que os alimentos enriquecidos podiam ser uma parte da solução para a subnutrição que existe no Mundo.

A procura mundial de comida está a subir de dia para dia, devido, por um lado, ao aumento da população e, por outro lado, à deslocação para as grandes cidades. Este facto está a colocar uma pressão acrescida sobre os terrenos cultiváveis, a energia e os recursos de água, tudo isto, tendo em consideração a qualidade do meio-ambiente.

Ao mesmo tempo, aproximadamente 795 milhões de pessoas sofrem de fome crónica ou de subnutrição.

Um efeito da subnutrição é o nanismo, que ocorre nos primeiros 2 anos de vida. Aproximadamente 1/3 das crianças de todo o Mundo, com menos de 5 anos, estão abaixo dos standards internacionais para o peso e a altura.

Para resolver este problema, são apontados os alimentos enriquecidos obtidos a partir da adição de micro nutrientes, tais como as vitaminas. Os alimentos enriquecidos mais comuns são os produtos à base de cereais, o leite e os produtos lácteos, as gorduras e os óleos e o chá e outras bebidas.

A população mundial pode crescer para 9 mil milhões em 2050 e a FAO estima que é necessário aumentar 70% os produtos alimentares afim de alimentar correctamente todo o mundo.


Fonte: Agroinfo

Comentários