Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha participa na Semana Verde de Berlim com exportações
A ANP - Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha vai estar presente na Semana Verde de Berlim, que decorre a partir desta sexta-feira na Alemanha até dia 27, no Centro de Conferências Messe Berlin. Trata-se de uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura, onde, além da participação de 1600 empresas e organizações de todo o mundo, são esperados mais de 400 mil visitantes.
Pelo segundo ano consecutivo, a presença da ANP na capital alemã pretende divulgar a pêra rocha junto dos consumidores deste país europeu. Esta iniciativa acontece no âmbito do Projecto ‘Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos’ que tem como objectivo aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade única e 100% portuguesa e reforçar as exportações em cinco destinos estratégicos para a associação oestina: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Apesar do mau ano agrícola que levou a uma quebra de 20% na produção, as exportações de pêra rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre Janeiro e Novembro de 2018 (menos 15% face ao período homólogo do ano anterior). “Mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção.
Receávamos que a quebra fosse maior, mas conseguimos garantir o escoamento para os mercados externos”, afirma, em comunicado, Domingos dos Santos, presidente da ANP, que tem sede na Sobrena, Cadaval. Para 2019, a associação mantém o objectivo de chegar aos 100 milhões de euros de exportações.
De acordo com os últimos dados publicados pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Espanha são, por esta ordem, os principais mercados da pêra rocha e absorveram 89% do valor das exportações entre Janeiro e Novembro de 2018. O mercado alemão representou, neste período, 7,4 milhões de euros. Na última campanha, a produção total dos associados da ANP - alguns dos quais do concelho da Lourinhã - que representa 86% da fileira da pêra rocha, atingiu as 142 mil toneladas.