Brasil. Horticeres Sementes lança tomate híbrido resistente a doenças
A brasileira Horticeres Sementes acaba de lançar um novo tomate híbrido, o Vero, resistente à Murcha Fusarium raças 1, 2, 3, ToMV, TSWV, Murcha Verciliar do Tomate e Nematoides. Este novo tomate tem frutos firmes, tipo italiano, de formato alongado e coloração vermelho intenso. Peso médio de 140 a 170 gramas.
Segundo fonte institucional da empresa, a planta é muito produtiva com hábito de crescimento indeterminado, porte alto e médio enfolhamento e indicado para cultivo em campo aberto e estufa.
O tomate híbrido Vero tem melhor adaptação em temperaturas amenas, um ciclo vegetativo de 100 a 120 dias e permite um cultivo de 16 a 23 mil plantas por hectare.
Segundo os responsáveis pela Horticeres Sementes, o novo conceito traz como características principais a cor e o sabor do fruto. Do tipo italiano e mais alongado, o Vero apresenta consistência diferenciada, com mais fibras (firmeza), maior conservação pós-colheita (durabilidade) e frescura.
Para facilitar a identificação pelo consumidor final, o formato de Vero foi especialmente seleccionado visando a rápida identificação do produto.
Indicado para saladas molhos e pizzas
Desenvolvido pela Horticeres Sementes, o Vero é indicado para diversos pratos, como saladas, sucos, molhos e pizzas. “Preocupamos-nos com a qualidade dos nossos tomates, do cultivo à colheita, desde o início do melhoramento das nossas sementes. Cor, sabor e firmeza são atributos determinantes na selecção da hortaliça”, explica o director executivo da Horticeres Sementes, Ayrton Tullio Junior.
Ainda segundo aquele responsável, o Vero é um produto completo. “Ele traz a proposta de satisfazer todos os elos da cadeia: o produtor, entregando alta produtividade aliada a um pacote de resistência a doenças; o retalhista com um pós-colheita com poucas perdas; e o consumidor final que actualmente procura um produto diferenciado e de qualidade superior”.
Os tomates Vero estão já a ser produzidos em todo o Brasil nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.