publicado a: 2014-06-18

Câmara do Sabugal alerta para praga da vespa dos castanheiros

O insecto foi recentemente detectado perto de Barcelos, «tendo já grande incidência em muitas árvores».

A Câmara Municipal do Sabugal está a apelar aos agricultores do concelho para que estejam atentos à eventual presença da vespa dos castanheiros, uma praga que constitui «uma ameaça real» para os soutos.

«A vespa do castanheiro, “Dryocosmus kuriphilus” é uma praga que destrói os gomos» dos castanheiros, segundo a autarquia do Sabugal. A fonte adianta que o insecto foi recentemente detectado perto de Barcelos, «tendo já grande incidência em muitas árvores».

«O insecto está espalhado pela Europa, provocando quebras muito grandes na produção de castanha. Esta praga é uma ameaça real aos soutos portugueses. Os gomos afectados originam ramos deformados, em forma de galhas, e perdas de produção», indica.

A autarquia pede aos agricultores que caso detectem «a presença deste tipo de ramos em algum castanheiro» comuniquem «imediatamente» aos Serviços Regionais de Agricultura ou ao Município do Sabugal, o Serviço de Estratégia e Desenvolvimento.

Na nota, publicada na página da internet do Município do Sabugal, é explicado que a mais recente praga do castanheiro, «embora seja chamada de vespa, é mais parecida com um mosquito».

O insecto entrou na Europa, via Itália, em 2002. Em 2005, penetrou em França e em 2012 chegou às Astúrias, explica.

A Câmara Municipal do Sabugal também indica que a praga provocou uma quebra «de mais de 50 por cento na produção italiana de castanha até que tivesse sido desenvolvido o método de luta biológica com o parasitoide Torymus Sinensis».

Fonte: Confragi

Comentários