CAP leva vinhos portugueses em missão de sucesso à Ásia
O balanço do regresso da CAP às ações de promoção do vinho português no continente asiático volta a ser extremamente positivo: Taiwan, Malásia e Hong Kong foram palco de provas e masterclasses para a produção vinícola nacional, num tour onde se fecharam negócios e se fizeram ouvir muitos brindes ao futuro. Presença na gigantesca Vinexpo Hong Kong proporcionou contactos com importadores de toda a Ásia.
Está prestes a terminar mais um tour de promoção dos vinhos de Portugal pela Ásia, o primeiro de 2024 promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que levou 13 produtores nacionais aos mercados de Taiwan, Malásia e Hong-Kong. O balanço final não poderia ser melhor: masterclasses e jantares vínicos esgotados, provas de vinhos com bastante adesão, muitos negócios concretizados e presença na mais importante feira do setor naquela região.
Depois do sucesso das iniciativas organizadas em novembro passado, o regresso da CAP a Taiwan superou novamente as expectativas. O país, que acolheu a primeira ação deste Tour, que arrancou no dia 21 de maio, espelha exemplarmente o potencial do mercado asiático que, apesar de trabalhoso e complexo, pode, já no curto prazo, assumir-se como uma geografia com um enorme contributo para o crescimento das exportações do setor.
Já a Malásia, que fez parte pela primeira vez do roteiro da CAP pelo continente asiático, teve uma estreia bastante promissora: neste país com cerca de 32 milhões de habitantes e um interesse crescente pelos vinhos de Portugal, já se encontram várias referências nacionais na restauração – um sinal inequívoco da apetência crescente deste mercado pelos vinhos portugueses. Todas as iniciativas de promoção foram bastante concorridas e traduziram-se, em vários casos, em negócios fechados para os produtores que integram a comitiva.
O tour pela Ásia termina esta quinta-feira em Hong Kong, onde o grupo de produtores está a participar na enorme feira Vinexpo, que este ano regressou a esta região administrativa da China, um centro de negócios vibrante e que se estende muito para lá das suas fronteiras. A feira acolhe importadores de todo o continente asiático e milhares de visitantes de todo o mundo, assumindo-se como um ponto central da estratégia de prospeção de novos mercados pelos produtores portugueses.
OS 13 produtores presentes: Abegoaria; Adega Cooperativa da Vermelha; Adega Cooperativa de Favaios;Barcos Wines; Casa Ermelinda Freitas; Casa Relvas; Casa Santos Lima; Caves da Montanha; Quinta das Arcas; Quinta de São Sebastião; Quinta do Cardo; Santos & Seixo Wine; e Vercoope.
No final de 2024, a CAP estará de regresso à Ásia para uma nova ronda de ações de promoção dos Vinhos de Portugal, desta feita nas Filipinas, Vietname, Tailândia e Índia.